Goiás tem três casos de sarampo confirmados

Para saber se você deve vacinar basta levar sua caderneta de vacinação a um posto de saúde mais próximo

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás confirma 3 casos da doença no Estado e 36 casos que segue em investigação. Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado desses três casos confirmados um foi em Alto Paraíso e dois em Goiânia.

O que é sarampo?

O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Para evitar o sarampo é necessário tomar a vacina.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sintomas, como febre e manchas vermelhas que se espalham pelo corpo, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar risco, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Segundo o Ministério da Saúde em alguns estados deve-se tomar a dose zero devido ao aumento de casos de sarampo, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano (dose extra). Depois primeira dose as crianças que completarem 1 ano. E a segunda dose aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Uma dúvida frequente é se adulto deve se vacinar contra o sarampo, segundo o Ministério da Saúde, se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Se você não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra de 1 a 29 anos, são necessárias duas doses e 30 a 49 anos apenas uma dose.