A Enel Distribuição Goiás dá início nesta segunda-feira (12) ao projeto Soldado Cidadão, que tem como objetivo oferecer capacitação profissional para soldados que estão em processo de desmobilização, ou seja, que estão finalizando seu período de trabalho no Exército, que tem duração máxima de oito anos. Os militares participarão do curso de Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica, uma iniciativa do programa Enel Compartilha Oportunidade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com o Exército Brasileiro.
As aulas serão ministradas diariamente na Faculdade Senai Ítalo Bologna, das 8h às 17h, até o dia 21 de novembro. Esta primeira turma contará com 25 participantes que passaram pelo processo de triagem do Senai e se qualificaram para a oportunidade de transição de carreira. “O projeto Soldado Cidadão vai além da capacitação profissional, os soldados estudam no período de atuação no Exército e recebem sua remuneração regularmente. Dessa forma, buscamos qualificar esses soldados para que tenham uma transição de carreira digna e possam manter, com a nova profissão, o sustento de sua família”, explica a coordenadora de projetos na Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Lícia Borges.
Além da qualificação, os soldados receberão acompanhamento psicológico e profissional durante os primeiros 24 meses de sua nova carreira. A iniciativa, que já é desenvolvida nas outras distribuidoras da Enel, em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, tem nova turma prevista para ser iniciada em outubro em Goiás.
Para o tenente Jamil, chefe da seção de desmobilização do Comando de Operações Especiais e gestor do projeto Soldado Cidadão, é o início de uma parceria de sucesso. “O Exército tem uma preocupação integral com o militar, sobretudo com o temporário, na sua desmobilização. É uma satisfação imensa saber que esse jovem que se doou durante oito anos vai trilhar um caminho profissional numa empresa com plano de carreira, com oportunidades de crescimento”, afirma.
O diretor da Faculdade Senai Ítalo Bologna, Dario Queija de Siqueira, observa que a formação de eletricista de rede está em linha com pilares do Exército como hieraquia, disciplina e segurança. “É um projeto o que veio para coroar uma demanda de mercado com um perfil adequado.”
O projeto Enel Compartilha Oportunidade chegou a Goiás em 2018 e já contabiliza mais de 8 mil beneficiados com as oficinas presenciais e on-line de orientação profissional, 126 eletricistas formados nos cursos oferecidos e 120 jovens contratados por empresas parceiras do projeto. Seu objetivo é desenvolver oficinas de capacitação para o mercado de trabalho destinadas a jovens e adultos, auxiliar na criação de redes de empregadores com empresas parceiras, encaminhar currículos e acompanhar o desenvolvimento profissional dos participantes. Essa iniciativa está alinhada aos compromissos da Enel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).