Detran-GO e UFG promovem mobilização para integrar estatísticas de trânsito

Em uma iniciativa pioneira, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou na última terça-feira (05/2) uma reunião multisetorial que contou com a participação de representantes de quase 30 instituições. O encontro teve como objetivo principal unir esforços para integrar e qualificar o banco de dados estatísticos sobre acidentes de trânsito no Estado.

Durante a reunião, os participantes enfatizaram a necessidade de melhorar a coleta e a análise dos dados relacionados a acidentes. Essa integração permitirá a identificação de fatores de risco e a elaboração de planos de intervenção para mitigar os riscos, prevenir acidentes e preservar vidas.

Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a precisão dos dados é fundamental para a eficácia das ações de combate à violência no trânsito. “Precisamos de dados precisos para sermos mais eficientes no combate à violência no trânsito”, ressaltou.

“A pretensão é trabalhar com todas as instituições para unificar os dados de trânsito em Goiás. Números não são meras estatísticas e o custo da inexatidão dos números é alto, pois reflete em acidentes. Precisamos mudar esta realidade contribuindo nas intervenções estaduais e municipais e permitindo que Goiás seja um laboratório para todo o País”, destaca Delegado Waldir.

A iniciativa busca não apenas consolidar dados seguros, mas também garantir a transparência das informações relacionadas ao trânsito em Goiás. A partir de dados confiáveis, será possível traçar um diagnóstico detalhado sobre a dinâmica dos acidentes no Estado e implementar estratégias mais eficazes para reduzi-los.

Entre as diretrizes discutidas estão a criação de metodologias padronizadas para a coleta de dados, a definição de indicadores de risco e a promoção de campanhas educativas baseadas em dados científicos. A integração das informações será essencial para a formulação de políticas públicas eficientes.

De acordo com a professora do curso de Engenharia de Trânsito, Poliana Leite, que está à frente do projeto, a UFG tem buscado envolver a sociedade nas iniciativas de extensão e pesquisa. “Com a parceria com o Detran-GO queremos unificar os dados sobre sinistros de trânsito em Goiás pois atualmente as bases não são padronizadas, o que gera estatísticas diferentes e problemas de subregistro. Ao unificarmos os dados teremos condições de desenvolver políticas públicas mais assertivas e reduzir a mortalidade no trânsito”, enfatiza a acadêmica.

A parceria entre o Detran-GO e a UFG reforça o compromisso do Detran-GO em adotar soluções inovadoras para preservar vidas no trânsito, alinhando-se às melhores práticas nacionais e internacionais. A mobilização das diversas instituições envolvidas demonstra a importância da ação conjunta para transformar a realidade do trânsito em Goiás.

A reunião contou com a presença de representantes de órgãos de gestão, fiscalização e monitoramento do trânsito, além de membros das forças de segurança, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e profissionais da imprensa.

Instituições representadas nas reunião:

Detran-GO

Secretaria Municipal de Trânsito de Anápolis

UFG

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Estadual de Saúde

Ministéiro da Saúde

Samu

Programa Viva

Garda Civil Metropolitana

Corpo de Bombeiros Militar

Cetran

Batalhão de Trânsito da Polícia Militar

Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito

Batalhão Rodoviário da Polícia Militar

Agência Municipal de Trânsito de Águas Lindas

Instituto Mauro Borgens

Goinfra

OAB/Goiás

Secretaria de Trânsito de Porangatu