Idoso que vivia em situação análoga à escravidão é resgatado em Hidrolândia

Um idoso de 75 anos que vivia em condições análogas à escravidão foi resgatado pela Polícia Civil na zona rural de Hidrolândia nesta segunda-feira (31/03), após uma denúncia do Ministério Público de Goiás (MPGO).

Segundo a PC, as investigações tiveram início após comunicação formal do Ministério Público de Goiás (MPGO). Diante da gravidade das alegações, a Autoridade Policial determinou a realização de diligências para a identificação e localização do imóvel rural onde a vítima estaria sendo mantida.

A Polícia afirma, o Homem foi encontrado em uma área remota do município de Hidrolândia, e no local, as equipes da PCGO e do MPGO identificaram a vítima na área externa da residência (quintal), executando trabalho braçal, utilizando uma pá e um carrinho de mão. Durante a entrevista preliminar, a vítima relatou estar prestando serviços no local há aproximadamente oito anos, sem receber qualquer contraprestação pecuniária ou assistência financeira, limitando-se a dispor de alimentação e moradia.

De acordo com a Polícia, ao inspecionar as condições habitacionais da vítima, as equipes constataram que esta residia em um imóvel distinto da casa principal, caracterizado por condições insalubres e absoluta precariedade higiênico-sanitária. Verificou-se ainda a coexistência do indivíduo com animais domésticos, como galinhas e cães, além da presença de carne em estado de putrefação. Constatada as condições de insalubridade do ambiente, a Polícia Técnico-Científica foi acionada e realizou perícia no local.

Diante da materialidade e da tipicidade da conduta, o proprietário do imóvel foi autuado em flagrante delito. Os autos foram imediatamente comunicados ao juízo da Vara das Garantias e ao Ministério Público para a adoção das providências cabíveis