Goiânia anuncia programação em celebração aos 100 anos do movimento Art Déco na cidade

Em 2025, celebra-se o centenário do Art Déco, movimento europeu dos anos 1920 e 1930 que marcou arquitetura, design, moda, pintura e cinema. Goiânia, com 22 edifícios e monumentos, é considerada como a capital brasileira do art déco e uma das mais importantes do mundo no estilo arquitetônico moderno.

Para celebrar o início das festividades dos 100 anos do movimento, a capital recebeu o pré-lançamento da 8ª edição do Goiânia Art Déco Festival, com uma programação histórica e diversificada ao longo do ano. Organizado pelo produtor cultural e guia de turismo especializado em Art Déco Gutto Lemes, o pré-lançamento do calendário da programação foi realizado no Ibis Styles Goiânia Shopping Estação na última quinta-feira (15 de maio).

A iniciativa conta com a parceria do Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, Shopping Estação Goiânia, Instituto Federal de Goiás, Câmara Municipal de Goiânia, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Goiás e do Clube do Automóvel Antigo de Goiás.

Conforme Gutto Lemes, o Art Déco é muito mais do que um estilo arquitetônico, é um movimento que moldou a identidade de Goiânia. “Preservar e celebrar esse legado é fundamental para mantermos viva a nossa história e para as futuras gerações conhecerem a riqueza do nosso patrimônio”, ressaltou.

Programação

Já em maio, um city tour para apresentar o patrimônio Art Déco às recepcionistas da rede hoteleira está agendado para 22 de maio. Em 5 de julho acontece a primeira Corrida Art Déco em Goiás, com trajeto de 5 km passando por monumentos tombados. “Será a corrida pela rota mais charmosa de Goiânia”, definiu o vereador Sanches da Federal, apoiador da iniciativa.

Ainda fazem parte da programação um walking tour pelo centro histórico da capital e bate-papo sobre literatura ligada ao Art Déco com degustação de vinhos, ambos no dia 23 de agosto, exposição de carros antigos, lançamento do curta metragem União em Art Déco, dos produtores Ivan Tracz e Marília França, que vem da cidade de União da Vitória, no Paraná, além de palestras temáticas e o lançamento do livro Beagá Déco, da Fernanda Goulart, professora de design Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em agosto, também acontece o Circuito Gastronômico Art Déco com pratos inspirados no movimento. O restaurante Fio da Meada, atrelado ao Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, irá participar do circuito e já desenvolveu o prato. Batizado como “Carne Serenada da Cidade Nova”, o prato leva um generoso pedaço de carne serenada bovina, assada lentamente, e servido sobre um leito de purê de cabotiá amanteigado com crisps de taiobá.

“Este prato resgata a tradição sertaneja de assar carnes por longas horas, combinando a rusticidade da carne serenada com a suavidade do purê de cabotiá e a crocância da taiobá. A cabotiá, ingrediente comum em Goiás, ganha um toque refinado com manteiga, enquanto a taiobá, com sua originalidade e técnicas gastronômicas modernas, une o rústico ao elegante”, ressalta o chef de cozinha à frente do restaurante, André Marques, que fez uma degustação do prato aos convidados do lançamento do festival.

De acordo com Marília Oliveira, gerente do Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, que recebeu o evento de pré-lançamento da programação do festival, o Art Déco está intrinsecamente ligado à história de Goiânia. “O hotel tem orgulho de apoiar este festival, porque acreditamos no potencial do turismo gastronômico e cultural da cidade. A arte e a cultura são pilares fundamentais para o desenvolvimento da nossa capital, e estamos comprometidos em oferecer espaços para que elas floresçam”, destacou.