As inscrições para o curso Jornada Horizontes do Empreendedor estão abertas até setembro. A oportunidade é para jovens negros e mulheres com idade entre 18 e 29 anos que tenham interesse em aprender sobre empreendedorismo e busquem orientação para montar ou tirar da informalidade seu próprio negócio. De maneira gratuita, o curso vai atender o público de regiões consideradas áreas de vulnerabilidade do Centro-Oeste.
A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). Entre os objetivos do curso, estão a capacitação e desenvolvimento de habilidades sociais para jovens – além de oferecer mentorias voltadas à inclusão de jovens negros e mulheres jovens no mercado de trabalho com vistas à geração de renda.
A secretária nacional da Juventude, Luana Machado, defende que o empreendedorismo juvenil é de extrema importância para incentivo e benefício da economia nacional: “Iniciativas como esta colocam o jovem como protagonista de sua história e em contato direto com o empreendedorismo. O preparo para lidar com relações comerciais e canais de venda, por exemplo, é essencial para o desenvolvimento dessa atividade. Também é uma oportunidade de acessar futuros parceiros que vão ofertar o microcrédito orientado”, ressalta a gestora.
Jornada Horizontes do Empreendedor
O programa é divido em grupos: serão 20 mil estudantes, sendo dez mil do sexo feminino e dez mil jovens e negros residentes na região Centro-Oeste, composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), além do Distrito Federal (DF).
A fase inicial consiste em curso on-line com duração de 40h oferecendo conteúdos em textos, vídeos e exercícios práticos, incluindo busca e pesquisa por informações. Ao fim da primeira fase, serão selecionados mil estudantes de cada grupo, que irão para uma segunda fase da jornada, participando de oficinas, encontros e mentoria junto à Rede de Acolhimento Horizonte do Empreendedor, formada por técnicos, pesquisadores e profissionais de mercado da Finatec e parceiros locais.
Neste momento, os dois mil jovens serão incentivados a colocar os aprendizados adquiridos em prática em seus negócios, após receberem orientações para a elaboração de um plano de negócios, que irá possibilitá-los a ter acesso a microcrédito orientado. Assim, os 100 melhores planos de negócios vão participar, durante seis meses, de uma mentoria mais próxima e personalizada.
ID Jovem: Saiba como emitir documento que garante viagens gratuitas e meia-entrada em eventos
Aplicativos para acesso a direitos humanos estão disponíveis em plataforma virtual
Para dúvidas e mais informações: