O Boteco do Mala foi o grande campeão do Comida di Buteco 2024 em Goiás. Os vencedores foram anunciados nesta terça-feira, na “Saideira” do concurso, que reuniu 57 bares de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
O petisco criado pelo Boteco do Mala para esta edição foi o Bolinho Goiano Raiz, um bolinho a base de purê de mandioca com frango desfiado, pequi, guariroba e queijo e que acompanha geleia de abacaxi, laranja e pimenta. Os jurados e o público não avaliaram somente o petisco, como também atendimento, temperatura da bebida e higiene.
Em segundo lugar ficou o 1960 Bar, com o petisco Croqueta de Cora (croqueta de vaca atolada ao molho Coralina e gremolata). Na sequência, o KL Grill Jantinhas, em terceiro, com o prato Petisco KL Grill (medalhão de filé mignon com bacon, finalizado com queijo maçaricado e mandioca temperada).
Na quarta posição ficou o Bar do Chicão, com o petisco Canto, Bebo e Choro (croquetes de carne, acompanha molho especial da casa). O Casarão do Pastel ficou em quinto lugar com o prato Virada à Goiana (bisteca de porco com purê de feijão, mandioca e farofa).
Agora, o Boteco do Mala segue para a etapa nacional do concurso. Os campeões de cada circuito receberão um novo corpo de jurados que visita e avalia os vencedores para que, então, seja eleito o melhor boteco do Brasil, que é anunciado em julho, em uma festa realizada em São Paulo.
Comida di Buteco
Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco abrange, atualmente, todo o País e chega a 24ª edição nacional, sendo a 16ª em Goiás. Neste ano o concurso alcançou um novo recorde, com 1,2 milhão de votos presenciais em todo o Brasil.
Com a missão de “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”, o Comida di Buteco é um concurso e não um festival, pois é eleito o melhor boteco como um todo, e não o melhor petisco.
Público e jurados visitaram os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados, 50%.
A presença do dono no local é um denominador comum nos participantes. São comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes nem franquias. São lugares que levam a identidade dos seus proprietários e, por isso, encantam cada novo cliente.