Uma equipe da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados esteve em Goiânia na quinta-feira (9) para visita técnica ao Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e à Clínica Teia, unidade de saúde referência no atendimento a crianças portadoras de autismo e gerida pela Agir. A visita atende a um requerimento apresentado pelo deputado e médico Dr. Zacharias Calil (União Brasil) e contou com as presenças de Sérgio Vencio, anfitrião e secretário de Saúde de Goiás e Eva Bisgaard Pedersen, embaixadora da Dinamarca no Brasil.
A comitiva visitante foi recebida em almoço no Palácio das Esmeraldas, pelo governador em exercício Daniel Vilela, que em pronunciamento durante o encontro fez questão de ressaltar a importância do trabalho que está sendo feito pelo setor de saúde em Goiás, destacou a atuação do deputado Dr. Zacharias Calil, e teceu comentários elogiosos à Dinamarca e sua embaixadora no Brasil.
Recentemente, a diplomata dinamarquesa intermediou uma visita de Dr. Zacharias Calil ao país europeu. Na visita técnica, Eva Pederson se mostrou maravilhada com o avanço do setor de pediatria na rede pública de saúde em Goiás e destacou que o modelo servirá de exemplo para políticas públicas na Dinamarca. “Ficamos impressionados e comovidos com o engajamento do deputado Zacharias Calil em fazer o melhor para o estado e sobretudo, mostrar como pode ser feito”, comentou a embaixadora.
Na comitiva estava ainda o deputado federal Geraldo Resende (PSDB/MS) que veio conhecer de perto o trabalho realizado na saúde pediátrica em Goiás. Geraldo ressaltou em suas palavras que o trabalho realizado pelo deputado Zacharias honra Goiás. “Vamos formatar um projeto semelhante ao do Hecad para a nossa capital Campo Grande. É importante termos um hospital que se assemelha a esse”, destacou o deputado sul mato-grossense.
Para o deputado Zacharias Calil, que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Saúde e membro da Comissão de Saúde da Câmara Federal e da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a oportunidade representou um reconhecimento da importância de aprimorar o atendimento médico e de saúde para as crianças e adolescentes. O deputado destacou que tanto Hecad quanto a Teia são instituições referências no atendimento a esse grupo específico, sobretudo com a primeira infância.
Inaugurado em fevereiro de 2022, o Hecad é fruto de firmado entre o governador Ronaldo Caiado e o deputado Dr. Zacharias Calil, que somente no último mandato destinou cerca de R$ 45 milhões, por meio de emendas parlamentares, para equipar a unidade de saúde infanto juvenil. Referência no Brasil, o Hecad é exemplo de modernidade e possui tecnologia de ponta com equipamentos mais modernos disponíveis no mundo, dentre eles, os que realizam acessam veias de recém-nascidos com facilidade e sem dor. Além de aparelhos de tomografia, ressonância e outros.
“O Hecad e a Teia oferecem um campo valioso para a avaliação de práticas de excelência e identificação de áreas que necessitam de melhorias. E também, a visita possibilita uma troca de conhecimentos entre a equipe da Comissão e os demais integrantes”, avalia o médico e deputado.
Após a visita ao Hecad, a comitiva segue para um encontro com o governador em exercício, Daniel Vilela, que os receberá em um almoço. Após a reunião, todos seguem em visita à Clínica Teia, localizada no setor Universitário.
Hecad
Desde a inauguração, o hospital já realizou mais de 212 mil atendimentos em saúde, 70 mil consultas, 501 mil exames, 15 mil internações e sete mil procedimentos cirúrgicos, cuidando de crianças e adolescentes de todos os municípios goianos. Com capacidade instalada de 116 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI, a unidade conta com ambulatório de 20 especialidades médicas pediátricas, brinquedoteca, fraldário, salas de acolhimento e ambientação personalizada para deixar a criança mais confortável durante todas as etapas do tratamento. O hospital sedia também o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas, oferece serviços especializados no tratamento de hemangiomas e assistência a gêmeos siameses, e presta atendimento multidisciplinar em saúde para crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual.
Teia
A Clínica Teia é uma unidade de saúde voltada para o atendimento terapêutico multidisciplinar e interdisciplinar de crianças na faixa etária de 1 a 6 anos, diagnosticadas com autismo. Oferece às crianças com autismo atendimento multiprofissional – psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade, com base nos fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, em razão de ser a única com evidência científica de eficácia.
É uma unidade própria da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, que iniciou suas atividades em março de 2021, atendendo inicialmente 30 crianças, ampliando para 60 crianças atendidas no segundo semestre de 2021. Os atendimentos são realizados de forma beneficente, isto é, totalmente gratuito.