É possível descobrir se um candidato é ficha limpa através de uma consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Lei Complementar nº 135, ou simplesmente Lei da Ficha Limpa, existe no Brasil desde 2010 e tem como objetivo impedir que pessoas que cometeram crimes graves possam concorrer à cargos políticos.
Para saber se o candidato é ficha limpa, é preciso acessar a página de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, o DivulgaCandContas. Em seguida, o eleitor irá escolher qual região do país, estado e cidade deseja consultar. É necessário selecionar também qual cargo.
Ao clicar no nome do candidato, é possível verificar se ele responde a algum processo ou foi condenado por alguma irregularidade. Há um campo onde é possível ver a situação de cada candidatura, se ela está apta ou não para as eleições.
Se não houver irregularidades, aparecerá ‘deferido’. Se houver algum problema, irá aparecer ‘indeferido’ ou, em alguns casos, o site mostrará que a candidatura está sendo investigada.
Caso a candidatura seja barrada, o candidato ainda pode contestar a decisão no tribunal.