Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que seis em cada dez brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, e 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. Há, também, aqueles que precisam recorrer ao crédito para complementar a renda.
Pensando em ajudar as pessoas que têm dificuldade para se organizar e ter renda disponível para as despesas tanto fixas como extras, o projeto Levanta e Anda, da Igreja Metodista Central de Goiânia realiza neste sábado, 13 de agosto, às 14 horas, o curso “Como construir a reserva financeira: do juntar ao aplicar”, o qual será ministrado pela educadora financeira Kallenya Thays. Ele acontecerá presencialmente na sede da instituição, na Rua 20, no Setor Central. As inscrições são gratuitas, abertas para toda comunidade e devem ser feitas pelo telefone (62) 9 8406-3468, que também é WhatsApp. Os inscritos devem contribuir com uma taxa no valor de R$ 5,00 mais um kg de alimento não perecível que será doado para famílias em vulnerabilidade social.
A educadora financeira explica sobre o objetivo do curso. “O curso é voltado para jovens e adultos que possuem dificuldade para manter as finanças organizadas ou que não consigam juntar dinheiro para realizar objetivos pontuais. Dessa maneira, vou detalhar formas de organização das financeira que auxiliem na realização de metas dessas pessoas”, salienta Kallenya.
“O Brasil passa por dificuldades, com a alta taxa de desemprego, alta da inflação e dos juros. Isso gera consequências, problemas financeiros e queda no poder de compra das famílias. Por isso, estamos tentando fazer algo para amenizar. Sabemos que não resolveremos tudo, mas podemos ficar de braços cruzados.Por meio do Projeto Levanta e Anda, buscamos ajudar as pessoas a encontrarem caminhos para superar essa crise”, destaca Rosileine Croner Oliveira, uma das idealizadoras do projeto, por meio do qual já forma realizados diversos outros cursos e palestras.