Dia das mães: Tangerina ponkan é uma ótima aliada durante a gestação

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica como a fruta pode prevenir anemia, alterações na pele, cãibras e outros sintomas comuns na gravidez

Comemorado sempre no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das datas mais significativas do ano, e reforça o laço da maternidade. E, para as gestantes que estão vivenciando este momento único, uma dica muito importante para essa fase é o consumo de frutas – e a tangerina ponkan é uma excelente recomendação!

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que, por conter uma grande quantidade de vitamina C, que atua na absorção do ferro, “a fruta ajuda na prevenção da anemia, um quadro muito comum durante a gravidez.” Além disso, também aumenta a imunidade e pode diminuir as alterações na pele que costumam ocorrer nesse período, como o surgimento de manchas, por exemplo.

Já o potássio, mineral essencial presente na tangerina, regula a pressão arterial e tem um importante papel no sistema muscular – o que contribui para a diminuição das cãibras.

Para as gestantes que apresentam constipação ou que precisam controlar o consumo alimentar, a ponkan é uma ótima aliada, pois “fornece uma boa fonte de fibras, que favorece o bom funcionamento do intestino, o aumento da saciedade e ainda controla os níveis de açúcar e colesterol no sangue”, diz Renata.

A nutricionista também reforça sobre a importância de higienizar a fruta antes de descascar e consumir. “É recomendado que se lave em água corrente, utilizando o sabão neutro. A higienização com hipoclorito de sódio também é uma excelente opção”, orienta.

Para incluir todo o sabor e os benefícios da tangerina ponkan no cardápio, confira as dicas de receitas que Renata Guirau separou!

Frozen cítrico
Ingredientes:
500ml de iogurte natural
Suco de 2 tangerinas
Suco de 2 limões
1 colher de sopa de açúcar ou adoçante a gosto
Hortelã a gosto

Preparo: Bata tudo no liquidificador e deixe no freezer por 2 horas. Retire e misture na batedeira até ficar com a consistência de um creme. Sirva em seguida.

Ceviche de salmão com molho de tangerina
Ingredientes:
300g de filé de salmão cortado em cubos médios
Suco de 1 tangerina
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça sem semente e fatiada
Sal e pimenta do reino a gosto
½ cebola fatiada em camadas finas
3 colheres de sopa de coentro picado

Preparo: Misture o suco da laranja e do limão, acrescente os cubos de salmão e deixe por 1 hora na geladeira. Ao retirar, finalize misturando aos demais ingredientes. Sirva em seguida.

Suco de tangerina com gengibre
Ingredientes:
4 tangerinas sem casca
1 colher de chá de gengibre picado
500ml de água

Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva sem coar.

Frango com molho de tangerina
Ingredientes:
1kg de sobrecoxa de frango desossada
Suco de 1 limão
1 copo de suco de tangerina
2 colheres de sopa de azeite
Alho e cebola a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
1 talo de salsão picado
1 lata de aspargos em conserva

Preparo: Tempere o frango com o alho, o limão, o sal e a pimenta, e deixe na geladeira por 12 horas. Após esse período, coloque em uma assadeira e reserve. Regue o frango com o molho, leve ao forno médio e deixe até dourar. Sirva em seguida.

Prepare o molho: Aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o salsão e refogue mais um pouco. Adicione os aspargos, desligue o fogo, junte o suco de tangerina e misture bem.

Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.