Além de ser um método de aprimorar os conhecimentos adquiridos no ensino médio e na universidade, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Por sua importância para os estudantes, foi criado no dia 18 de agosto o Dia do Estagiário, que celebra os benefícios trabalhistas e ganhos em experiência para quem começa a carreira profissional.
E os estudantes-trabalhadores têm o que comemorar. Segundo pesquisa divulgada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no último dia 10 de agosto, 54% dos estagiários acabam sendo contratados pelas empresas de forma definitiva.
A estudante do 3ª período de Publicidade e Propaganda, Gesiana Modesto, faz parte dessa estatística de estagiários efetivados. A jovem de 23 anos foi contratada como estagiária em novembro de 2021 para atuar na área de comunicação social no Grupo Toctao. “Tive interesse em acelerar a minha experiência em Publicidade e Propaganda, então decidi procurar um estágio. Me cadastrei no banco de oportunidade de estágios e na mesma semana vi a vaga aqui na empresa, me identifiquei com as tarefas e o salário atendia as minhas expectativas, então, sem pensar duas vezes me candidatei”.
Gesiana diz que não esperou a empresa entrar em contato e já procurou o recursos humanos (RH) logo após o cadastro. “Fiquei com medo de ter visto a vaga tarde demais, e ansiosa, liguei direto para a empresa e pedi uma oportunidade para o RH. No outro dia, fiz entrevista e passei”, relembra a estudante, que ficou apenas três meses como estagiária e depois recebeu o convite para ser efetivada como auxiliar de Marketing.
“Antes, eu não tinha contato com esse nicho da publicidade, e quando cheguei na Toctao, achei tudo muito desafiador. E nada supera a vontade e uma boa gestão. Tenho aprendido muito sobre esse ramo, mais do que eu pensava que podia aprender, isso é motivador”, celebra.
Novos conhecimentos
Além da efetivação, o estágio possibilita aumentar o conhecimento em áreas que vão além da graduação. Como é o caso da estudante do 9ª período de Psicologia, Geovana de Souza Lemez, de 24 anos. Ela trabalhou como estagiária no departamento de Gente e Gestão da URBS Imobiliária durante seis meses e hoje atua como assistente.
A jovem explica que além de executar os serviços de recrutamento, seleção e treinamento, pôde aprender mais sobre o mercado imobiliário. “Eu participei de meetings e ações de treinamento com corretores. Tive a oportunidade de entender a diferença de incorporadora e construtora e aderi novos conhecimentos nesta área que até então, era desconhecida para mim.”
Geovana não imaginava que seria contratada tão rapidamente, mas não mediu esforços para que isso acontecesse. “Para estar na URBS, eu precisava aprender sobre o mercado imobiliário. É a área de atuação da empresa. Portanto, eu aproveitei todas as oportunidades que tinha para aprender aqui dentro e acabei sendo contratada. Eu acredito que posso conseguir uma colocação maior aqui. A diretoria concede muitas oportunidades de crescimento para seus funcionários”.
Realização de sonhos
Estudante do 4° período de Gestão de Recursos Humanos, Douglas Oliveira Barbosa, de 21 anos, teve a oportunidade de ingressar no Grupo Toctao em março do ano passado. Após seis meses como estagiário da empresa, recebeu a proposta para atuar como analista de recursos humanos. “Eu estava disposto a fazer o meu melhor para ser efetivado. Aqui no trabalho, tive novos conhecimentos neste pequeno período de tempo”.
O jovem explica que trabalhava com carteira assinada, mas decidiu buscar algo novo. “Eu atuava em um escritório de contabilidade, com funções um pouco limitadas. Decidi começar o curso de recursos humanos, abandonei o emprego pela CLT e busquei um aperfeiçoamento na minha área. Hoje estou aqui.”
Atualmente, Douglas Barbosa atua no recrutamento e seleção de novos funcionários da Toctao e se sente feliz em poder ajudar na realização de sonhos de outras pessoas. “É gratificante quando algum funcionário ingressa na empresa, pois sei que posso agregar algum conhecimento para ela e contribuir para a sua carreira profissional”, completa.
Dicas para efetivação
Para a coordenadora administrativa do Departamento Pessoal do Grupo Toctao, Marilene de Oliveira Sousa, de 45 anos, o estágio é uma oportunidade de crescimento tanto para as empresas quanto para os alunos que precisam desenvolver o que aprendem na graduação. “Vejo o estágio como uma via de mão dupla, assim como o estagiário precisa aprender na prática a profissão a qual escolheu, a empresa terá a chance de poder avaliar e até mesmo prepará-lo para fazer parte da equipe da empresa”, enfatiza.
Ela explica, ainda, que a efetivação depende do desenvolvimento do estagiário no departamento que atua. “Ele precisa ser pró-ativo e sempre ter em mente que ele está ali na empresa não só para cumprir o papel de estágio, mas sim de buscar mecanismos para ser um bom profissional, procurando a trazer do seu aprendizado teórico para a prática”, finaliza.