Em um mês a Patrulha Detran recolheu mais 125 veículos abandonados e amplia estratégia nos municípios goianos

 

Lançada, em 15 de janeiro de 2024, pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) a Patrulha Detran já está mudando a cara de Goiânia. Em apenas um mês, as equipes do órgão removeram 129 sucatas e veículos abandonados, deteriorados ou acidentados em ruas, praças, calçadas na capital e no interior do estado.

Em Crixás, localizada a 324 quilômetros da capital, a equipe retirou 20 carcaças abandonadas em uma praça da cidade. Já em Silvânia, que fica a 86 quilômetros, dos 29 veículos denunciados, foram recolhidos 21. “Ao serem informados da ação da Patrulha Detran, proprietários recolheram seus veículos”, relatou do presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

Entre os veículos encontrados em Silvânia, um estava há 15 anos no local e era foco de proliferação de mosquito da dengue e outros vetores responsáveis pela transmissão de doenças. Outro veículo removido era utilizado como esconderijo para usuários de drogas.

Ação no interior

A partir de agora, as equipes do programa Patrulha Detran irão visitar os municípios do interior sem aviso prévio. “O Detran-GO está atuando para auxiliar os municípios nesta tarefa de devolver à população os espaços públicos”, afirmou o presidente do Detran-GO

Para a implementação da Patrulha Detran a autarquia reservou viatura caracterizada, guincho e pátio. Importante lembrar que os veículos e carcaças não regularizados após a apreensão poderão ir a leilão.

Combate ao mosquito da dengue

O Delegado Waldir lembra que remover carros e carcaças abandonados em ruas e calçadas promove a limpeza dos espaços públicos, bem como contribui para acabar com a possibilidade do criadouro do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya .

A saúde pública também é uma preocupação do Detran e as carcaças e veículos abandonados, em razão das chuvas, podem se transformar em local propício para o mosquito se alastrar. Somos parceiros na luta contra a dengue. E o trabalho da Patrulha Detran não para”, contou o delegado Waldir.