Especialista dá dicas de como cuidar da pele no frio

Conforme a profissional, as regiões que ficam mais expostas como a mão, os pés, joelhos e cotovelos sofrem muito nessa época

O frio chegou com tudo em Goiás e as temperaturas devem continuar caindo, por isso é muito importante cuidar da pele já que a baixa umidade do ar acaba desnutrido e desidratando todo o corpo

 

“A gente tem a impressão de que o frio não afeta nossa pele porquê a gente se cobre mais e normalmente a gente acredita que só o sol faz mal. E nesse tempo nublado, frio em que a sensação térmica está mais amena a gente esquece de usar o hidratante e o  filtro solar, dois itens muito importantes para manter a hidratação da pele que resseca, descama e dá muita dermatite”, afirma a especialista em Saúde estética Olivia Luiza de Melo Palka Ferreira.

Olivia Luiza de Melo Palka Ferreira especialista em Saúde estética – Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a profissional, mesmo com a questão do frio tampando o calor do sol, a radiação solar continua fazendo efeito sobre a nossa pele por isso é muito importante usar filtro solar três vezes ao dia e antes da camada do filtro solar usar um hidratante específico para a pele.

 

“É muito importante usar hidratante na pele do corpo todo e não só no rosto. As regiões que ficam mais expostas como a mão, os pés, joelhos e cotovelos sofrem muito nessa época do frio e fica opaca e descamando”, explica Olivia.

A profissional também faz uma alerta para a água muito quente que ressaca muito e acaba com a hidratação da pele.

 

“No frio eu sei que é muito complicado, mas a água quente ajuda a ressecar a pele, então mesmo que a gente vá tomar banho quente devemos evitar lavar o rosto com essa água muito quente que pode causar excesso de oleosidade e ressecar mais ainda a pele seca. Além de causar manchas e envelhecer a pele”, destaca Olivia.

 

Conforme a especialista, a pele oleosa também precisa de hidratação.

“Então quem tem a pele seca deve usar algum creme, uma base mais cremosa e que tem a pele oleosa deve usar o sérum que é mais fluido e hidrata”, afirma.

 

Além disso não devemos esquecer de beber água, pois, segundo Olivia, a água é muito importante e ajuda na hidratação da pele. As dicas são:

  • Evite banhos quentes;
  • Abuse dos cremes hidratantes e Protetor solar ;
  • Beba muita água.