Exposição de um dos maiores pilotos de paramotor do mundo permanece em Goiânia até dia 19 de julho

Quer saber como é sobrevoar vários locais exóticos do mundo, como por exemplo um vulcão ativo? Quem conhece de perto essa sensação, no mínimo excitante, é o piloto de paramotor Lu Marini, que é referência na modalidade. Ele desembarcou em Goiânia na última quarta-feira (19 de julho), para a abertura da Exposição Terra e Ar, que segue em cartaz no Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, até o dia 19 de julho, com o horário de visitação das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Ainda no dia 19 de junho, Lu Marini ministrou uma palestra sobre a importância do consumo consciente dos recursos naturais, preservação do meio ambiente, para alunos da Rede Municipal de Ensino e o público presente. Na ocasião, o atleta compartilhou detalhes sobre os desafios do seu trabalho ao longo de 15 anos de carreira esportiva.

Com a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, a exposição traz mais de 50 fotos legendadas, vídeos e objetos das expedições do piloto em painéis explicativos, retratando as belezas e os encontros do recordista em altitude num paramotor, único piloto do mundo a conseguir feitos como: sobrevoar um vulcão ativo e voar por mais de 2.500 quilômetros sobre o estado de Minas Gerais. “Mais do que uma opção gratuita e interessante de lazer, é também uma oportunidade para conhecer o trabalho deste superpiloto e saber um pouco mais sobre como é sobrevoar belezas naturais no Brasil e no mundo”, enfatiza o coordenador de marketing do centro de compras, Rayam Saraiva.

Para Lu Marini, cada expedição traz uma importante mensagem e sempre deixa um aprendizado. “Ao longo de minha carreira, marcada por aventuras, surpresas e por cenários, hora deslumbrantes, hora devastados, eu acabo vivendo situações fantásticas e momentos emocionantes, que vão ficar para sempre na minha mente. Para mim, poder compartilhar e inspirar outras pessoas através disso é muito gratificante”, conta. Produzida pela TakeOff Produções, a Exposição Terra e Ar é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio do Atacadão.

Uma nova perspectiva

Do alto, em seu paramotor que já atingiu 5.013 metros de altitude, Lu Marini registra a complexa relação entre homem e natureza, seja a de si próprio como mero espectador, seja como o agente que observa e analisa a ocupação humana e suas consequências para o planeta. “Sempre vou me inspirar nos meus sonhos de infância, no sonho de Dédalo, Ícaro e de tantos homens e mulheres que desejaram cruzar o céu ao lado dos pássaros”, relata. Já em terra firme, o piloto informa que surgem outras descobertas, o contato com novas maneiras de enxergar e compreender o cotidiano. “Foi a minha curiosidade, o amor pela natureza, a sede por descobertas e minha paixão por voar que me levaram a jornadas incríveis e a encontros inesquecíveis”, ressalta o piloto.