Um
grupo de 15 professores e estudantes voluntários da Dowling Catholic High School de Des Moines, capital do estado de Iowa, Estados Unidos, desembarca no dia 11 de março em Goiânia. Os voluntários participarão da 14ª Semana da Solidariedade, promovida pela ONG Terra Livre em parceria com a instituição norte-americana.
Durante o evento, eles vivenciarão todas as atividades da ONG, que atende a quase 100 crianças, adolescentes e suas famílias com programas socioeducacionais e humanitários, em Aparecida de Goiânia, GO.
A Semana da Solidariedade tem como meta
fortalecer a rede internacional de solidariedade. Esse fortalecimento ocorre devido à sensibilização e à mobilização dos voluntários de outros países. Eles recebem da ONG informações e ferramentas para que possam pensar globalmente e agir localmente, trabalhando em prol de uma sociedade internacional mais justa e igualitária.
Os norte-americanos também assistem a palestras sobre a realidade socioeconômica brasileira e visitam casas das crianças atendidas, conhecendo in loco a situação de vulnerabilidade social em que vivem.
A Semana da Solidariedade foi interrompida em 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19, mas voltou em 2022, fortalecendo ainda mais a parceria iniciada em 2005.
Famílias de Goiânia acolhem os jovens voluntários com hospedagem, numa troca de experiência valiosa que abre caminho para novos intercâmbios culturais. Já os professores, são hospedados no Castro’s Hotel, que há 20 anos é parceiro da ONG Terra Livre e oferece a acomodação gratuitamente.
Sobre a ONG Terra Livre
A ONG TERRA LIVRE é uma organização privada, sem fins lucrativos, de assistência social que visa proporcionar igualdade de direitos e melhores oportunidades a crianças e adolescentes de Goiás, contribuindo para interrupção dos ciclos de pobreza e violência por meio de ações educacionais. Em defesa dos direitos da Criança e do Adolescente e sem vínculos políticos ou religiosos, o TERRA LIVRE tem como compromisso a construção de uma sociedade fraterna, baseada na justiça social, na igualdade e na cooperação.
A ONG que completou 26 anos de existência, tem os títulos de utilidade pública munipal e estadual, é cadastrada oficialmente junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida de Goiânia e foi membro do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás por dois mandatos. Desde 1997, mais de 30.000 crianças e adolescentes já foram beneficiadas por seus programas humanitários e socioeducacionais.