Conhecido como um dos pratos mais populares e consumidos no mundo, a história do hambúrguer remonta ao século XIII, quando tribos mongóis amassavam carne crua para facilitar o transporte e consumo. Essa prática evoluiu e chegou à Europa, onde a carne era temperada e moldada em discos. No entanto, o hambúrguer como conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos, no final do século XIX, com a invenção do “Hamburger Steak”.
No Brasil, o hambúrguer popularizou-se na década de 1950 com a chegada de lanchonetes americanas. A partir dos anos 1960, os tradicionais pit dogs, quiosques que preparam sanduíches na hora, se tornaram uma tradição gastronômica em Goiás, a ponto de serem declarados patrimônio cultural imaterial do estado em 2020.
“Neste ano, uma lei foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado tornando os pit dogs patrimônio imaterial do Estado, ou seja, os pit dogs e hambúrgueres fazem parte da culinária e cultura de Goiás”, ressalta o chef André Marques, à frente da cozinha do restaurante Fio da Meada.
Em homenagem ao prato e antecipando o Dia Mundial do Hambúrguer (28 de maio), o restaurante Fio da Meada, atrelado ao hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, realiza, nesta quinta-feira (22 de maio), das 17h às 22h, a Noite do Pit Dog. O evento, que conta com hambúrgueres artesanais preparados com ingredientes frescos e selecionados, terá o valor de R$ 30 por pessoa, que podem comer à vontade.
“Pensamos em um hambúrguer que refletisse a identidade do Fio da Meada e do Ibis Styles, com ingredientes de alta qualidade e um toque de criatividade. Queremos que nossos clientes sintam o sabor da nossa paixão pela gastronomia”, afirma o chef sobre a ação.
Serviço: Noite do Pit Dog
Data: quinta-feira, 22 de maio
Horário: das 17h às 22h
Local: Fio da Meada, dentro do Shopping Estação Goiânia
Endereço: Av. Goiás, 2151 – Centro, Goiânia – GO, 74063-300