Embora os jogos de azar não sejam regulamentados no Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, 15% da população brasileira diz apostar ou já ter apostado de forma online. Vários aplicativos atualmente estão circulando nas redes sociais prometendo a oportunidade de conseguir dinheiro fácil.
Um deles é o Subway Money, que se popularizou a partir de uma polêmica recente. A Subway Money produziu vídeos falsos gerados por inteligência artificial com famosos divulgando o jogo, como a cantora Anitta, o jogador de futebol profissional Neymar e o comentarista esportivo Casemiro.
Antes de depositar dinheiro, é possível testar o jogo para familiarizar-se com o formato, sem gastar dinheiro. Mas os internautas têm reclamado que a experiência do jogador, após a contratação do aplicativo, não é igual ao período de teste oferecido. Na fase de testes, a simulação do rendimento do dinheiro na jogatina é maior e acontece com maior velocidade se comparado ao momento que a aposta realmente começa.
No perfil do Subway Money do Reclame Aqui, website formalizado para que os consumidores deixem um feedback sobre produtos e serviços, é possível observar que a maioria dos jogadores teve experiência negativa com as apostas. Grande parte dos relatos está registrado como “propaganda enganosa”, destacando taxas abusivas para efetuar o saque do dinheiro adquirido no jogo (preços maiores que o inicialmente apostado), a existência de um valor mínimo para efetuar o saque, ou simplesmente impossibilidade de saque. As reclamações seguem sem resposta por parte da Subway Money.
O Subway Money é apenas um dos diversos jogos de azar que hoje circulam na internet e tem seduzido os internautas a gastarem seu dinheiro. Quando percebem o prejuízo, muitos jogadores buscam recuperar seu crédito, mas o advogado Eder Araújo explica que, infelizmente, nem sempre isto é possível, pois várias destas iniciativas estão sediadas fora do país e não se submetem às leis brasileiras.
“Muitas vítimas procuram o Reclame Aqui e os Procons para resgatar o dinheiro perdido, porém esta não é uma relação de consumo nem de prestação de serviço. É um caso de contravenção penal. Mas, como são do exterior, não podem ser julgados pela Justiça Criminal Brasileira”, esclarece. Ele ainda destaca a dificuldade de identificar os responsáveis para acionar as autoridades internacionais. Para quem desejar abordar mais sobre este assunto, o especialista encontra-se à disposição para entrevistas.