A alimentação saudável e a mudança do estilo de vida têm ganhado cada vez mais espaço na rotina dos brasileiros. A busca por um corpo mais saudável estimula novos hábitos, como acordar mais cedo, constância na academia, suplementações indicadas por médicos e até corridas ao ar livre. Cuidar do corpo é essencial, mas se faz necessário acender um alerta: os alimentos também impactam diretamente na saúde bucal.
O consumo exagerado de açúcar, refrigerantes e alimentos ultraprocessados favorecem o desenvolvimento de doenças nos dentes. Algumas das mais conhecidas são: cáries, manchas escuras, erosões, desgaste do esmalte, e a doença periodontal: infecção que atinge o tecido e a sustentação dental.
Segundo a cirurgiã-dentista, Luciana Pimenta, uma dieta balanceada garante uma boca mais preparada para combater as enfermidades. “A abordagem nutricional assertiva contribui para inúmeros benefícios. Uma alimentação equilibrada com o consumo de alimentos ricos em nutrientes contribui para a saúde dos dentes e gengivas, reduzindo o risco de disfunções, dores, inchaços e infecções que impactam a qualidade de vida.”
O Ministério da Saúde afirma que para aqueles que desejam estar mais atentos ao que consomem, uma das formas mais práticas de distinguir os alimentos é consultando a lista de ingredientes que, por lei, deve constar nos rótulos dos alimentos embalados. Os alimentos ultraprocessados são ricos em açúcar, gordura, sódio ou contém edulcorantes.
Os dentes, assim como o corpo, precisam de nutrientes para manter o bom funcionamento. “Alimentos ricos em cálcio, vitaminas C e D, e fibras ajudam a mantê-los saudáveis. Estudos mostraram um efeito positivo de frutas e vegetais na saúde bucal, já que possuem alto teor de água, fibras, micronutrientes e antioxidantes. Esses alimentos auxiliam na produção de saliva e limpeza dos dentes, neutralizam ácidos nocivos, e protegem contra desmineralização e cáries”, diz Luciana.
As recomendações básicas como escovação e fio dental são aliados importantes. “É válido realizar a troca da escova sempre que as cerdas começarem a se abrir, usar fio dental com frequência, beber água fluoretada e evitar álcool e cigarros. Vale ressaltar que as visitas aos dentistas com frequência também contribuem para prevenir doenças. Não deixe de consultar e realizar exames. Prevenir sempre será a melhor opção”, finaliza a cirurgiã- dentista.
Quem é Luciana Pimenta:
Luciana Pimenta e Silva é cirurgiã-dentista, natural de Goiânia, Goiás, com experiência no mercado odontológico. A profissional é formada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) há 25 anos. Ela se destacou academicamente e concluiu o curso como primeira colocada.
Luciana é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e em Harmonização Orofacial pela Faculdade Avantis- IOA, Curitiba. Além disso, possui mestrado em Odontologia com foco em dor orofacial e Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também pela Universidade Federal de Goiás.
A dentista conta, ainda, com habilitação em ozonioterapia pela Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ/SP) com experiência com laserterapia para tratamentos estéticos e terapêuticos. Luciana é membro da Câmara Técnica de Harmonização Orofacial (HOF) do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (GRO/GO) desde 2022.
Luciana foi Delegada Regional da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTi 2019-2024), fundadora e vice-presidente da Associação de Clínicas Integradas de Goiás (ACIOG 2000-2004).
Todos esses cursos e especializações foram pensados e realizados com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os pacientes da dentista. “Consigo ajudá-los a recuperar a autoestima e a função mastigatória deles, o que é indispensável para a saúde. Devolver a capacidade de sorrir para alguém que antes evitava fazê-lo não tem preço”, diz Luciana.

Serviço:
Instagram: @lucianapimentahof
LinkedIn: linkedin.com/in/lucianapimentahof/
Facebook: facebook.com/dralucianapimenta/
Site oficial: www.lucianapimentaorto.com.br