Nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, acontece o VII Mutirão de Reconstrução Mamária do Hospital Araújo Jorge – ACCG, celebrando a Campanha Nacional do Outubro Rosa. Serão operadas 12 pacientes previamente mastectomizadas para o tratamento do Câncer de Mama. Realizado oficialmente desde 2016, o Mutirão já contemplou mais de 70 pacientes com a cirurgia plástica reparadora da mama.
A ação conta com a participação da equipe multidisciplinar do Hospital Araujo Jorge, somada ao trabalho voluntário de médicos cirurgiões plásticos e residentes, em uma grande manifestação de solidariedade e amor ao próximo. E segundo o Dr. Bruno Carvalho, cirurgião plástico do Hospital Araújo Jorge, o evento deve cumprir seu principal objetivo. “Nossa meta é beneficiar mulheres já tratadas e em seguimento oncológico, que aguardam por cirurgias tardias de reconstrução mamária pós-mastectomia. Esperamos que este projeto se estenda por muitos anos.”
Para Dr. Pablo Rassi, também cirurgião plástico do Hospital Araújo Jorge, o trabalho voluntário dos outros colegas médicos será fundamental para a realização da campanha. “Essa ação coletiva ocorre para devolver a autoestima dessas mulheres e diminuir o sentimento de mutilação que elas apresentam após os procedimentos necessários para tratamento do câncer.”
O Mutirão de cirurgia da mama já está inserido no calendário anual de atividades do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital.
As cirurgias de reconstrução mamária serão realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão começa às 7 horas da manhã e tem previsão de se encerrar às 19 horas.