Palestra gratuita discute o valor da educação musical na primeira infância

Qual é o papel da música na educação? Ela pode ser um recurso para a formação humana, especialmente entre as crianças? Com o tema de Educação Musical na Primeira Infância, a importância da música para desenvolvimento infantil será discutido na próxima segunda-feira ( 05), em palestra na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/ UFG) das 10h30min ao meio-dia. Na terça, o tema será debatido no Instituto Federal de Goiás, das 16h30min às 18h.

Aberta ao público e gratuita, os eventos têm como público-alvo não apenas estudantes e profissionais da música, mas também pedagogos, psicólogos, terapeutas, coaches e demais profissionais que lidam com o desenvolvimento humano. Estudantes das áreas receberão certificado de participação de duas horas. A iniciativa faz parte do projeto carioca Concertante Primeira Infância, e tem o propósito de despertar a comunidade profissional para o uso da música na educação infantil não apenas com a finalidade de se aprender o canto ou qualquer instrumento, mas em seu uso como ferramenta de desenvolvimento integral.

Cientificamente, já se comprovou os benefícios e as contribuições da música, especialmente para a criança: ela aproxima as pessoas, cria interação, estimula a memória, a criatividade, a concentração e influencia até mesmo a coordenação motora. Mas sua verdadeira contribuição é despertar a sensibilidade e a capacidade criativa do ser humano e principalmente a sua afetividade”, ressalta Adriana Rodrigues, doutora em música e coordenadora do projeto Concertante, que será ministrar as palestras.

Adriana Rodrigues, doutora em música e coordenadora técnica e pedagógica do projeto Concertante Foto: Ascom

Também presidente do Foro Latino Americano de Educácion Musical (FLADEM), Adriana pretende fazer um panorama sobre o uso da música nas escolas, nas creches e na primeira infância em geral, tanto o Brasil quanto na América Latina. “Nas palestras, faço pequenas atividades para que a plateia se sinta estimulada a compreenderem a importância da música e da arte na escola”, adianta.

 

Na prática

Realizado com  recursos da Lei de Incentivo à Cultura e do banco Votorantim com apoio, em Goiás, da Prefeitura de Goiânia, Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás, o Projeto Concertante Primeira Infância segue em Goiânia até dia 13 de setembro. Além das palestras, inclui realizará concertos musicais gratuitos para crianças de 0 a 6 anos em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia  – dos setores Jardim América, Evangelina, Minervina e Goiânia Viva – e no Departamento de Educação Infantil (Creche UFG), e capacitações voltadas aos profissionais que atuam nesses espaços.

Coordenadora de produção do projeto Concertante e musicista Priscilla Cadette
Foto: Ascom

O objetivo é levar a vivência prática da música na educação tanto para as crianças quanto para os professores e funcionários desses espaços de educação. Com um repertório infantil do cancioneiro popular – tais como “sambalelê”, “caranguejo” e “ciranda-cirandinha”, ele será executado com instrumentos de orquestra:  voz soprano por Ana Flávia Albuquerque; flauta por Kamilla Couto, violoncelo por Ana Cláudia Nunes e regência do maestro Marcos Vinícius Vianna.  Haverá também a apresentação do Palhaço Adamastor, interpretado pelo ator Guilherme Miranda.

Cada um dos locais contemplados pelo projeto também receberá uma capacitação  aberta a todos os profissionais, com objetivo de despertá-los para um novo olhar para a música. Será distribuído aos professores um material de apoio contendo repertório, lista de instrumentos utilizados no programa e sugestões de atividades musicais que podem ser desenvolvidas em sala de aula.

As apresentações e capacitações também serão abertas às famílias. Acadêmicos dos cursos de música podem se candidatar às vagas de monitoria do projeto, tanto na parte teórica quanto prática.

 

Confira a programação:

 

Palestras

 

1 – Palestra Educação Musical na Primeira Infância 

 

Aberto a toda a comunidade.

Data/horário: 05/09/2022, das 10h30 à 12h00.

Local: EMAC – Escola de Música e Artes Cênicas dentro do Campus UFG. Avenida Esperança S/N, Câmpus Samambaia – Emac/UFG Câmpus – Samambaia, Goiânia, GO

 

2 – Palestra Educação Musical na Primeira Infância

Aberto para os alunos do Ensino Médio de música do Instituto Federal e a toda comunidade.

Data/horário: 06/09/2022, das 16h30 às 18h.

Local: IFG – Instituto Federal de Goiás. Rua 75, 46 – Setor Central, Goiânia – GO, 74055-110

 

Capacitações

 

SEGUNDA, 5 de setembro

8h30 às 10h – na UFG – EMAC

Capacitação para alunos de licenciatura, professores e colaboradores da creche UFG

 

QUINTA, 8 de setembro

Capacitação Creches CMEI

M – 9h às 10h30 (CMEI Jd. América)

T – 15h30 às 17h (CMEI Evangelina)

Capacitação professores, colaboradores e familiares

 

SEXTA, 9 de setembro

Capacitação Creches CMEI

M – 8h30 às 10h (CMEI Minervina)

T – 13h às 14h30 (CMEI Goiânia Viva)

Capacitação professores, colaboradores e familiares

 

Concertos

 

TERÇA, 6 de setembro

Concerto no Departamento de Educação Infantil (Creche UFG) 

Serão duas apresentações –  9h30 às 10h30 e das 14h às 15h

Endereço – Universidade Federal de Goiás Campus Samambaia – R. Samambaia, S/N – Chácaras Califórnia, Goiânia – GO, 74001-970

 

SEGUNDA, 12 de setembro

Concerto no CMEI Jd. América:

Horário: das 9h às 10h.

Local: CMEI Jd. América. Rua C-145, esquina com praça C-164, Jardim América, Goiânia

 

SEGUNDA, 12 de setembro

Concerto no CME Evangelina: 

Horário: das 15h30 às 16h30.

Local: CMEI Evangelina. Estr. 115, número 316 – Chácaras Recreio São Joaquim, Goiânia

 

TERÇA, 13 de setembro

Concerto no CMEI Minervina: 

Horário das 8h30 às 9h30.

Local: CMEI Minervina. Rua Sr.38, St. Recanto das Minas Gerais, Goiânia

 

TERÇA, 13 de setembro

Concerto no CMEI Goiânia Viva: 

Horário:  das 16h às 17h.

Local: CMEI Goiânia Viva. Rua Gv23, esquina com a Gv22, Residencial Goiânia Viva, Goiânia