Projeto de educação ambiental e incentivo à leitura lança novo livro e formação completa EAD para educadoras

‘Lua, Colar, Coral, Mar’ faz parte do programa ‘Abraça o Mar’ , que segue a mesma metodologia do Projeto Douradinho, ancorado em outra obra de Cascabulho

 

Criado para incentivar a leitura e a educação ambiental, Abraça o Mar é o mais novo programa idealizado pelo escritor Thiago Cascabulho. O objetivo se mantém igual as outras iniciativas da Escola Douradinho, espaço virtual fundado pelo autor: despertar o olhar cidadão para a proteção das águas, por meio da literatura,

“O meu novo livro “Lua, Colar, Coral, Mar” toca capítulo a capítulo em conteúdos que devem ser discutidos em sala de aula, como o aquecimento global, por exemplo, mas com lirismo e personagens cativantes. E a literatura cativa, desperta o interesse e incentiva os leitores na realização do projeto”, diz o autor.

Na história, Jaci é um coral-cérebro que cresceu dentro de um garrafão de vidro em Abrolhos, na Bahia. Por conta dessa peculiaridade, era tido como um grande sábio, famoso entre os humanos e reverenciado pelas criaturas do mar. Toda essa adulação faz Jaci sentir-se superior, embora seja na verdade bastante superficial e egoísta. O cenário muda com a chegada de outra protagonista, a tartaruga de couro Zica, que acidentalmente quebra o garrafão de Jaci. Generosa, bem humorada e livre, ela tem uma ampla visão de mundo.

Juntos eles partem para uma aventura pelo oceano em busca da ilha dos perdidos, onde Jaci espera encontrar uma nova casa para si. Chegando lá, conhecem uma dupla de crianças refugiadas, Eze e Afba, que despertam no coral-cérebro uma nova jornada que envolve autoconhecimento, respeito, felicidade e (principalmente) liberdade.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelas empresas InterCement Brasil e CTG Brasil, o projeto consiste na distribuição gratuita da obra literária, além de atividades para o público leitor com a presença de Thiago em escolas públicas de 33 cidades de 9 estados (AL, BA, GO, MG, MS, PR, SC, SP e RS).

Cartilha Pedagógica e EAD

Para além do livro, que também possui versão em áudio, o projeto oferece duas ferramentas para os professores: a cartilha pedagógica e o curso EAD, disponíveis gratuitamente no site  www.abracaomar.com.br. Ambos materiais apresentam a metodologia do projeto, inspirada no conceito antroposófico da trimembração do indivíduo, que contempla as dimensões do SudesteNTIR (sensibilização por meio da literatura), PENSAR (estudos de conceitos) e QUERER (realização de uma ação transformadora). Quem conclui o curso EAD (com duração de 4 horas) é certificado pelo Centro Universitário de Barra Mansa.

“Depois de se sensibilizar e estudar, todos querem materializar algo de bom para o mundo. E este processo é muito transformador! Já vimos composteiras sendo feitas, mutirões de plantio de mudas, peças de teatro, exposições de desenhos e redações”, relata Laura Amorim, produtora do Abraça o Mar.

O projeto é destinado para turmas do Ensino Fundamental I, mas pode ser adaptado para crianças mais novas ou mais velhas. E qualquer professor do Brasil pode baixar o material online, levando o programa Abraça o Mar para suas crianças.

 

Serviço: www.abracaomar.com.br • contato@escoladouradinho.com