Projeto Estrelas do Araguaia chega à sua 19ª edição em 2022

Iniciativa promove diversas ações sociais, ambientais, culturais e recreativas junto à população ribeirinha e acampamentos de Aruanã, Itacaiú, Cangas, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. Neste ano, fará parceria também com o Projeto Piraíba, para monitorar peixes desta espécie

O mês de julho é tradicionalmente conhecido pela temporada de férias no Rio Araguaia, a “praia” dos goianos. Uma outra tradição nasceu e floresceu às suas margens: o projeto Estrelas do Araguaia, que em 2022, chega à sua 19ª edição. Os eventos vão movimentar os acampamentos Jaburu, Tá Danado, Boa Virada, Ilha do Sol, Rabo de Arraia, Planalto, Fubreca, Mió Que Tem e Mundão Bão. Ainda shows nas praças e praias públicas de Itacaiu, Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves.

A programação é recheada de apresentações culturais, com artistas, escritores, poetas e músicos goianos, recreação para crianças voltada à temática ambiental, Esporte e distribuição de brindes nos. Dentre as atrações confirmadas, já estão Marcelo Barra, Cláudia Vieira, Sérgio Pato, Maria Eugênia, Luiz Chaffin, Grave Carvalho,
Bandinha de Rock, Edu Moraes e banda, Pedro Pessoa e Ricardo Paniago

Todas as atividades são promovidas sem nenhum custo para os acampamentos, graças ao apoio de grandes empresas. Neste ano, o Projeto Estrelas do Araguaia fará parceria também com o Projeto Piraíba, para monitorar peixes desta espécie. O trabalho, inédito na América Latina, tem como objetivo final a preservação deste peixe, que pertence ao topo da cadeia alimentar do Rio Araguaia.

Legado
Em 2020, devido a pandemia, o lado social ganhou prioridade. Além da distribuição de máscaras e álcool em gel, foram doadas mais de 10 toneladas de alimentos obtidos com recursos próprios, através de patrocinadores e amigos do Araguaia. Tudo isso foi catalogado e doado, através da Secretaria de Assistência Social de Aruanã aos ribeirinhos, que ficaram sem sua principal fonte de renda: o turismo na região.