Rafael Lara é reeleito na OAB-GO com 80,31% com votos

Atual presidente obtém votação histórica em pleito on-line que resultou na menor abstenção já registrada nas eleições da entidade

A chapa O Compromisso Continua, liderada pelo atual presidente Rafael Lara Martins, sagrou-se vencedora nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO), nesta terça-feira (19), conquistando 80,31% dos votos válidos – a maior votação registrada na história recente da entidade. Os adversários de Lara, o eleitoralista Bruno Pena e o criminalista Pedro Miranda, registraram, respectivamente, 13,08% e 5,63%. Em números, Lara obteve 17.397 votos; Bruno 2.981 e Pedro 1.284. Dos aptos a votar, 27.572, 17,34% não compareceram, a menor abstenção da história da entidade. Pela primeira vez, a eleição na OAB-GO ocorreu de forma inteiramente on-line.

A vitória maiúscula do advogado trabalhista reafirma o amplo apoio da advocacia ao trabalho desenvolvido na gestão atual da OAB-GO e ao esforço de Lara de unir diferentes grupos da política classista, consolidado na parceria com o criminalista Pedro Paulo de Medeiros, eleito conselheiro federal na chapa. União esta que abrangeu as subseções, onde teve o apoio dos presidentes de rigorosamente todas. Das 57 em todo Goiás, o grupo de Lara sagrou-se vencedor em 54. A oposição elegeu-se em Porangatu, Jussara e Palmeiras de Goiás, esta última no desempate, pelo detentor do registro de OAB mais antigo.

Com um histórico de grandes realizações, Lara creditou a vitória, principalmente, aos avanços obtidos em sua gestão, como o fortalecimento das prerrogativas, a redução da fila de honorários dativos, o aumento das RPVs de 20 para 40 salários mínimos e a maior conquista em custas judiciais da história da Ordem. “Nossa gestão trabalhou de forma ágil e comprometida, sempre ao lado da advocacia goiana. No próximo triênio, vamos consolidar essas conquistas e avançar ainda mais”, afirmou Lara.

A partir de 2025, a promessa é transformar importantes projetos em ações permanentes. Lara anunciou a criação da Escola de Negócios da OAB Goiás, que trará capacitação em áreas como empreendedorismo jurídico, gestão de escritórios e inovação. Ele também destacou o Estúdio da Advocacia, que permitirá a transmissão de eventos e cursos ao vivo, ampliando o alcance das iniciativas da Ordem para todo o estado.

No campo das prerrogativas, o foco será na ampliação do suporte à advocacia dativa, com o objetivo de zerar a fila e reformular a tabela de honorários. Lara também pretende implementar mudanças legislativas para permitir que os advogados dativos recebam antes do trânsito em julgado. “Estamos comprometidos em garantir que a advocacia dativa receba com mais celeridade e que haja justiça na remuneração pelo trabalho realizado”, ressaltou Lara.

Outro destaque será a continuidade dos programas Mentoria e Incubadora, que serão transformados em comissões permanentes. “Esses projetos mostraram que podem impactar positivamente tanto os jovens advogados quanto a advocacia de maneira geral. Agora, queremos expandi-los e consolidá-los como parte estrutural da OAB Goiás”, explicou.

A valorização da formação continuada também seguirá como prioridade, com a ampliação dos cursos da Escola Superior da Advocacia (ESA). Lara prometeu ainda atenção especial às demandas locais das subseções, fortalecendo o diálogo e promovendo iniciativas customizadas para cada região. “Vamos continuar atuando com criatividade, mobilidade e compromisso para estar ao lado de cada advogado e advogada de Goiás”, concluiu.

Uma gestão de união e inovação

Pedro Paulo de Medeiros, conselheiro federal e parceiro de Lara na aliança política que unificou a advocacia goiana, celebrou o resultado. “Fico profundamente feliz ao ver quase a unanimidade de toda a advocacia de Goiás confiar no projeto de reunificação que sonhamos e construímos. Todos nós trabalharemos incansavelmente, honrando legados, compreendendo o presente e sonhando com um futuro melhor para a advocacia, para a democracia e para a sociedade”, declarou.

Eduardo Cardoso Júnior, presidente da Casag, reforçou o compromisso com a inovação: “A campanha foi marcada pelo diálogo e propostas inovadoras. Vamos transformar nossas ideias em realidade, ampliando benefícios e utilizando a tecnologia para facilitar a vida da advocacia. Faremos uma gestão aberta ao diálogo”.

Reconhecimento e compromisso com a classe

A secretária-geral Talita Hayasaki destacou a aprovação histórica da advocacia: “Esse reconhecimento é a prova de que estamos trilhando o caminho certo. Seguiremos firmes em defesa da classe e das causas que nos unem”. Sua adjunta, Thais Sena, celebrou a importância do pleito: “O sufrágio é o mecanismo essencial à democracia. O pleito de hoje consolida e honra a história da OAB, sendo mais uma vez a festa da democracia”.

Marcos César, conselheiro federal, destacou a pluralidade da chapa: “O Rafael montou uma chapa que uniu todos os atuais presidentes de subseções e ex-presidentes da Seccional. O resultado de hoje prova que a advocacia goiana quer mais trabalho sério e união”.

Uma vitória construída com trabalho

Larissa Bareato, vice-presidente da Casag, associou a vitória à dedicação da equipe: “Essa conquista é resultado de muito trabalho, conduzido de forma dedicada e includente. Rafael fez com que todos se sentissem parte imprescindível desse processo”.

Rodrigo de Moura Guedes, tesoureiro da Casag, destacou o respeito conquistado pela liderança de Lara: “A vitória é o reconhecimento da liderança de Rafael, que trouxe dignidade e respeito à advocacia”.

Com a vitória expressiva, Rafael Lara Martins inicia o triênio 2025-2027 reafirmando o compromisso com a advocacia de Goiás e prometendo avanços em áreas essenciais, como prerrogativas, advocacia dativa, formação profissional e inovação, sempre com foco na valorização da classe e no fortalecimento da Ordem.