O dia 9 de dezembro foi escolhido para celebrar o encerramento de mais uma edição do projeto Ilha da Imaginação, que busca capacitar para a leitura e produção audiovisual por meio de cursos, oficinas e produção de filmes de animação. Na data, às 17h, 18h30 e 19h30 serão exibidos 15 filmes de animação na sede da escola do projeto, localizada no centro de São Simão (GO). A exibição é conhecida como IMAGILHA.
A ação contará com três sessões gratuitas e abertas para todos os moradores da cidade e região. A programação do evento contará com a exibição dos curtas de animação, resultado dos trabalhos realizados durante o ano letivo, pelos alunos das turmas de Formação, Avançado e 3D. Na sessão das 17h e 18h30 haverá também a leitura de poesias pelos alunos do curso de Formação. Para garantir um clima de cinema serão distribuídos pipoca e algodão doce em todos os horários.
A capacidade para cada sessão é limitada a 80 pessoas. Por isso, os interessados devem retirar seus ingressos gratuitos com antecedência na administração da instituição, a partir do dia 4 de dezembro.
A gestora executiva de projetos culturais do Instituto Maker, Danielle Cabral, destaca o papel do projeto ao habilitar os alunos para se tornarem futuros profissionais de animação em diversas funções, que vão desde roteirista, designer de personagens e desenhista de cenários até diretor de arte, animador 2D e 3D, entre outros. “Estamos muito felizes com os resultados alcançados nesta edição do projeto e com a perspectiva transformadora que ele oferece para as crianças que participaram dos cursos. Acreditamos que a arte e a cultura têm o poder de mudar realidades e é isso que buscamos; proporcionar a essas crianças a oportunidade de reescreverem seus próprios roteiros por meio da expressão artística e criativa”, esclareceu.
O projeto Ilha da Imaginação busca impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes de escolas públicas por meio do desenvolvimento da leitura e da animação. Neste ano 130 crianças de escolas públicas de São Simão participaram das atividades de leitura e produção audiovisual no contraturno escolar. No Espaço Ilha da Imaginação, durante nove meses de aula, os alunos tiveram aulas práticas e teóricas nos cursos de formação e avançado de animação 2D, curso de 3D, monitorias, oficinas de contação de história, animação Stop Motion ou Pixilation, entre outros. Além das Oficinas Itinerantes que beneficiaram mais de 10 mil alunos de escolas públicas da região.
O programa é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Serviço:
Data: Sábado, dia 9 de dezembro de 2023
Local: Escola Ilha da Imaginação, Rua 56, Lote 01, Quadra 02, Centro, São Simão (GO)
Sessões: 17h, 18h30, 19h30
Ingressos: Distribuição gratuita a partir de 04/12 na administração da Escola
Sobre Ilha da Imaginação
Incentivo à leitura e à produção audiovisual, estímulo à imaginação das crianças, a construção de relacionamentos sólidos com a comunidade e capacitação são os pilares do programa Ilha da Imaginação, que hoje atua diretamente na comunidade de São Simão (GO) e região. O programa, que acontece gratuitamente desde 2019, já beneficiou cerca de 50 mil crianças e jovens de 8 a 18 anos em mais de 120 escolas públicas da região. O foco é capacitar para a leitura e produção audiovisual com cursos, oficinas e produção de filmes de animação. O programa já distribuiu mais de 50 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes. O Ilha da imaginação é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil e realização do Instituto Maker, AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O projeto possui gestão Danielle Cabral, natural de Goiás.
Cartaz Divulgação