O Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (SecoviGoiás) ofereceu nos dias 14 e 15/5, na sede da entidade, um treinamento para conciliadores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A capacitação faz parte de uma parceria entre as duas instituições com o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas às demandas judiciais que envolvem condomínios, locações e rescisões contratuais.
A iniciativa é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e está alinhada com os esforços do Tribunal de Justiça para promover a conciliação, disseminar a cultura da pacificação social e implementar a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses.
A troca de experiências entre SecoviGoiás e TJGO objetiva estabelecer um ambiente de diálogo entre as partes para aprimorar resoluções de conflitos no mercado imobiliário. A parceria entre o Fórum Goiano da Habitação (FGH) e o TJGO será formalizada em uma cerimônia especial, contando com a presença dos presidentes das respectivas instituições, em data a ser agendada.
De acordo com o diretor jurídico da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás e Secovi, Carlos Eduardo Campos Resende, capacitações como esta permitem que os conciliadores, que são treinados por profissionais especializados em conciliação e direito imobiliário, tenham acesso ao conhecimento necessário para lidar com as especificidades das ações relacionadas ao setor imobiliário.
“Isso os capacita a atuar de forma mais especializada e eficaz nas audiências de conciliação, especialmente em casos envolvendo condomínios, locações e transações imobiliárias. Ao adquirirem esse conhecimento técnico, os conciliadores podem mediar os conflitos de forma mais precisa e objetiva, buscando uma resolução adequada para todas as partes envolvidas”, avalia o diretor do Secovi.
O treinamento é resultado de um convênio estabelecido com todos os membros do Fórum Goiano da Habitação, em colaboração com o Tribunal de Justiça, para o programa Conciliar. O programa Conciliar, iniciativa do próprio Tribunal, promove a conciliação e a resolução de conflitos por meio da interação direta entre as partes envolvidas.