Setembro em Flor: mês de prevenção aos cânceres ginecológicos

A campanha Setembro em Flor, realizada durante este mês, tem o objetivo de alertar sobre a prevenção e conscientização dos cânceres que atingem o aparelho reprodutor feminino (útero, ovário, endométrio, vagina e vulva). De acordo com o INCA, cerca de 30 mil brasileiras são diagnosticadas com cânceres ginecológicos por ano, sendo mais comum o câncer do colo do útero em mulheres mais jovens e os tumores ovarianos e de corpo uterino naquelas acima de 50 anos.

A médica oncologista Fernanda Guedes, do Centro de Oncologia do Hospital Brasília/Dasa, comentou que em todo o mundo cerca de 295 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de ovário a cada ano. Segundo ela, entre os tumores ginecológicos é o que causa o maior número de mortes.

Cerca de 25% dos tumores de ovário ocorrem devido a mutações hereditárias. Mutações em BRCA1 e BRCA2 são as mais frequentemente encontradas. “Pela alta prevalência, toda paciente com diagnóstico de carcinoma epitelial de ovário deve receber aconselhamento genético e realizar testagem genética para mutações em BRCA”, destaca a oncologista Fernanda Guedes.