A região Centro-Oeste é considerada uma das mais secas do país. Em Goiânia, durante este mês de maio, época geralmente de tempo frio na cidade, a umidade do ar oscilou entre 30 a 50 %, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Já neste mês, com a chegada de dias mais frios, algumas cidades têm chegado a 12° C.
O tempo seco, junto às mudanças climáticas dos últimos dias, tem gerado aumento de viroses e gripes na população goianiense e consequentemente, uma maior demanda em unidades básicas de saúde e hospitais particulares da capital. Para ajudar a combater os sintomas gripais, a população tem recorrido também ao uso de chás.
É o que acontece com a esteticista Cátita Souto. Já adepta ao uso de chás há algum tempo, ela compartilha como eles têm contribuído para sua qualidade de vida: “Antes eu tomava já alguns chás naturais e vejo claramente a diferença no meu organismo antes e após o uso. Agora estou consumindo chás prontos, com componentes de laranja moro e também melatonina. O de laranja tem muitos benefícios no meu dia a dia, em cima da minha alimentação saudável, na regulagem do peso, vejo grande diferença na retenção de líquido. E isso tem colaborado e muito também a minha imunidade”.
Os chás também têm feito parte da rotina da advogada Jéssica Queiroz, que antes do uso tinha insônias e uma menor qualidade de vida: “Vejo claramente a diferença na minha rotina. Antes eu acordava várias vezes e desde que experimentei um chá a base de melatonina, meu sono mudou e a rotina também. Hoje consigo me programar para dormir mais cedo, tomo o chá, entro em sono profundo e acordo com mais disposição”.
O chá que a advogada se refere é o Dreams, da Soul Live, marca recém chegada na capital e referência em produtos e bebidas. Além desse que tem a melatonina como um de seus componentes, a empresa também o Soul Live Reduct com Laranja Moro e tem ação antioxidante, desintoxicante e anti-inflamatória. Além da laranja, ele contém chá verde, hibisco, alecrim e frutas negras. Entre os benefícios estão o fortalecimento do sistema imunológico, regulagem do peso e redução da gordura abdominal, evitando a formação de gordura nas artérias.
A nutricionista Glaice Nunes, também doutoranda em nutrição e saúde, ressalta que os chás possuem vários compostos bioativos que têm funções diferentes no organismo. Segundo ela, muitos chás podem auxiliar nesta época, em que as temperaturas vão ficando mais baixas e propensa ao desenvolvimento de problemas respiratórios. Para ela, o chá é um grande aliado e pode fazer parte do hábito alimentar para ajudar a aquecer o corpo, melhorar nossa imunidade e evitar infecções vindas de problemas respiratórios.
“Chás à base de gengibre ajudam a combater infecções virais e bacterianas e são excelentes para o sistema respiratório, além de ter ação anti-inflamatória. Já o limão, que pode ser feito com casca ou até mesmo de chás prontos à base de limão e frutas cítricas como a laranja, tem vitamina C e outros compostos que ajudam na imunidade. Chá de hortelã e de alho, por exemplo, são muito bons e ajudam a prevenir infecções”, diz.
Glaice ressalta ainda que mesmo diante os benefícios, é importante que se tenha uma alimentação saudável com a ingestão de frutas e verduras, evitar o consumo de álcool, açúcar e alimentos industrializados. Para as pessoas que já fazem algum tipo específico de tratamento, a dica é sempre buscar orientação médica.
Saiba mais sobre a Soul Live
A Soul Live é a mais nova marca de alimentos e bebidas funcionais, recém chegada em Goiânia. Ela é liderada pelos irmãos e empresários Henrique Teixeira e Brunno Teixeira, que estão há anos no mercado alimentício, e tem uma vasta experiência na área.
O principal propósito da Soul Live é inspirar uma vida saudável e equilibrada para todos, oferecendo produtos de qualidade e inovadores para o bem-estar.
A marca chega com três linhas de chás funcionais: Chlorella c/ limão, Reduct, sabor frutas negras com laranja moro e o Dreams com melatonina. Os três prometem benefícios como ação antioxidante, desintoxicante, auxílio no controle do peso, fortalecimento do sistema imunológico, além de serem ricos em vitaminas, proteínas e minerais.