Lesões na pele e em órgãos genitais que evoluem para bolhas com água e pus estão entre os principais sintomas da doença monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, conforme explica o infectologista dr. André Bon, do Hospital Brasília, pertencente à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.
“A monkeypox é uma doença caracterizada por sintomas como febre, dores no corpo e presença de gânglios aumentados. Ela evolui com aparecimento de lesões de pele como manchinhas vermelhas (pápulas), bolinhas d’água (vesículas) e em casos mais graves, pode gerar pus (pústulas). Elas eventualmente estouram e viram crostas que caem. É importante ressaltar que tem sido muito frequente a presença dessas lesões também nos genitais e no reto”, explica o médico.
O especialista esclarece que, atualmente, os principais fatores relacionados à transmissão de monkeypox são: relação sexual com parceira ou parceiro ocasional, manter múltiplos parceiros e ter viajado para regiões onde exista a transmissão da doença. “Qualquer pessoa com lesões de pele que tenha tido parceiros sexuais ocasionais, contato com indivíduos com suspeita ou confirmação da doença, que tenha viajado para cidades ou países com aumento de número de casos precisam procurar atendimento médico para serem avaliados e ser feito o adequado diagnóstico”, diz Dr. André Bon.
O médico também afirma que os profissionais de saúde já estavam em alerta e preparados para a chegada da doença no Brasil e, dessa forma, atualmente não existem grandes mudanças nas condutas definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Já existem protocolos definidos pela vigilância de critérios de suspeição que fazem com que haja notificação dos pacientes com esses critérios e coleta de matéria para esse diagnóstico”, finaliza.
Como fazer o teste?
O teste PCR para diagnóstico de monkeypox foi lançado neste mês de agosto Exame Medicina Diagnóstica, pertecente à Dasa. Basta agendar o atendimento pelo site https://agendamentoonline.laboratorioexame.com.br/. É necessário apresentar pedido médico.
Segundo Dr. Jose David Urbaez Brito, infectologista do Exame Medicina Diagnóstica, após a inserção do pedido no site, nas primeira 24 horas é realizada a coleta e, em um prazo de até cinco dias uteis, é possível ter acesso ao resultado do exame. “Temos testes suficientes para atender a demanda. A coleta consiste na retirada de duas amostras que podem ser de lesões cutâneas (da pele) ou mucosas. O tempo da coleta é no máximo 20 minutos”, descreveu o especialista.