Vereador Rogério Almeida realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou, na noite de ontem, 02, Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A solenidade, proposta pelo 1º vice-presidente da Casa, vereador Rogério Almeida, reuniu autoridades, representantes de instituições e familiares de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) para reforçar a importância da inclusão, do cuidado e do fortalecimento de políticas públicas voltadas ao tema.

A Mesa Diretora foi composta pelo autor da homenagem; pela diretora de Saúde Mental do Município, Tatiane Mendanha; pela diretora da Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kelly Santos Figueiredo; pela gerente de marketing do Aparecida Shopping, Karoline Albernaz; pela diretora do Instituto Maranata, Ana Maria Xavier; pela diretora do CAPISI Alegria, Cristiane Branquinho Alves; pela diretora da AMAG, Esmarla Borges e pelo vereador Lipe Gomes.

Ao abrir a Sessão, o vereador Rogério Almeida destacou a importância de ações contínuas para além do mês de Abril.

“Abril vai passar, mas as lutas continuam. Deixo o nosso gabinete à disposição de cada um de vocês”, afirmou o parlamentar, que também reiterou o compromisso com a causa ao anunciar uma série de ações, como a ampliação da Clínica TEA, para atender mais famílias, a criação de espaços adaptados em órgãos públicos municipais e campanhas de conscientização sobre o autismo em parceria com o Legislativo e o Executivo.

Outro ponto de destaque do evento foram os depoimentos de mães que compartilham a realidade da maternidade atípica. Um dos relatos comoventes foi o de Valéria Ramos, mãe de Artur Ramos, que faleceu há seis meses.

“No começo, eu pensei que era o fim do mundo. Mas com tratamento, tudo mudou. Ele passou a falar, escrever, viver como os amiguinhos da escola. Não estou romantizando o autismo. É difícil. Mas é possível. Amem seus filhos e não deixem ninguém dizer que eles não são capazes”, relatou.

Ainda em sua fala, Valéria também ressaltou o papel dos pais no processo de aceitação:

“As primeiras pessoas que têm que aceitar somos nós. No início, eu escondi o diagnóstico. Só quando procurei ajuda tudo começou a mudar”, contou Valéria.

A diretora municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kelly Ribeiro, aproveitou a solenidade para anunciar iniciativas recentes, como a implantação de vagas exclusivas para autistas no estacionamento do Aparecida Shopping e a criação do Espaço Azul, ambiente acolhedor e adaptado para crianças e famílias atípicas, o que se trata de um projeto inédito no estado.

Mãe de dois filhos com autismo, Kelly também relatou sua trajetória pessoal:

“Somos como artesãos, moldando nossos filhos com amor e lágrimas. Nossa luta é diária e precisa ser acolhida o ano inteiro”, refletiu.

Por fim, a diretora também agradeceu a rede de apoio construída entre o poder público, clínicas especializadas e a sociedade civil. Destacou, ainda, a realização da primeira capacitação estadual para pessoas com deficiência, realizada recentemente em Aparecida de Goiânia.

Já a diretora de Saúde Mental do município, Tatiane Mendanha, defendeu a necessidade de cuidar não apenas das crianças com autismo, mas também de seus cuidadores, principalmente as mães, que muitas vezes enfrentam desafios psicológicos e emocionais em silêncio.

Ela reforçou a importância da informação como ferramenta de inclusão e lembrou que o município conta com dois centros de atendimento, o CAPS Infantil Alegria e o AMAG.

“Precisamos promover empatia e respeito. E isso só acontece quando informamos e sensibilizamos a sociedade”, destacou.

A cerimônia foi encerrada com a entrega de certificados de reconhecimento às mães, profissionais e representantes de instituições que atuam em prol da causa autista.