Construtora é premiada por proporcionar melhorias para seus canteiros de obras

Ganhadora do Prêmio SESI, Toctao Engenharia é reconhecida por valorizar e capacitar trabalhadores, e investir em ambientes humanizados para o trabalho

A Toctao Engenharia foi vencedora do 1º Prêmio SESI de Boas Práticas de Saúde, Segurança, Bem-Estar e Qualidade de Vida, pelo desenvolvimento do projeto Trabalho pela Vida nos canteiros de obras, que visa proporcionar um ambiente cada vez mais seguro e saudável aos colaboradores. A premiação ocorreu neste mês, na sede do Teatro Sesi, no Setor Santa Genoveva, em Goiânia.

 

Quando se pensa em uma obra de construção, o senso comum é imaginar um local desorganizado. Muitas pessoas também ainda associam o canteiro de obras a um lugar sujo, insalubre e com risco de acidentes. Esse, porém, não é um paradigma. Ao longo do tempo, as construtoras têm investido na melhoria do ambiente dos canteiros de obras com a implantação de programas que vão além do cumprimento das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho na indústria da construção”, salientou Cinthia Martins, coordenadora do Sistema de Gestão Integrado e gestão ambiental da empresa.

 

Coleta seletiva, aplicação da metodologia 5S para a organização do espaço de trabalho, reaproveitamento de água, melhorias estruturais no vestiário dos colaboradores, desenvolvimento de programas de capacitação e reconhecimento ao crescimento dos profissionais das obras, palestras sobre saúde e segurança e até mesmo paisagismo e horta no canteiro são algumas medidas que compõem o projeto Trabalho pela Vida. Além disso, passou a ser procedimento rotineiro nas obras catalogar os riscos e providenciar as medidas protetivas para cada tarefa antes de ela ser executada.

 

“Essas boas práticas estendem-se para a vida dos profissionais também fora da empresa, além de qualificar e preparar a companhia para as novas normas regulamentadoras (NR1, NR2, NR17 e NR18) ligadas à segurança do trabalho, que devem começar a vigorar em janeiro de 2022”, considerou Cinthia.

 

A Toctao tem atualmente cerca de 370 colaboradores, entre funcionários e terceirizados. Para Cinthia, é dever da empresa proporcionar mais qualidade para seus colaboradores. “A gente passa mais tempo no trabalho do que em casa. Então é necessário que esse ambiente proporcione conforto, qualidade de vida e acolhimento”, reforça a coordenadora, que recebeu o prêmio pela Toctao.

 

A empresa  possui certificação em Gestão de Qualidade pela ISO 9001 e em Gestão Ambiental pela ISO 14001. Agora, está recebendo a certificação do Sistema de Saúde e Segurança pela ISO 45001, norma internacional para o sistema com foco na melhoria do desempenho das ações de saúde e segurança no trabalho. “Recentemente, passamos por uma auditoria que indicou que estamos preparados para receber a certificação. Isso é fundamental porque através dessa norma, a gente consegue estruturar todos os processos para assegurar que a saúde e segurança do trabalho na empresa está sendo atendida, tanto na legislação, quanto nas demais ações que fazemos para evitar acidentes, lesões, para promover saúde e bem-estar dos colaboradores”, afirma ela.

 

O Prêmio

De acordo com a organização do evento, a iniciativa da premiação, que será anual, tem como objetivo destacar as empresas que adotaram as melhores práticas em saúde, segurança do trabalho e produtividade. Conforme o SESI, o foco se dá na relação entre uma vida saudável e a alta performance profissional, levando em consideração o novo mundo pós-pandemia da Covid-19 e seu impacto na competitividade das empresas e no desempenho e saúde dos trabalhadores. Como premiação, além da menção honrosa, as empresas vencedoras receberão uma consultoria de avaliação em saúde e segurança.