As vendas da Páscoa este ano devem movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões. Esse é o terceiro avanço anual das vendas para essa data comemorativa, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A previsão de faturamento é de 2,8% acima do ano passado, no entanto ainda abaixo do nível pré-pandemia.

De acordo com registros do governo federal, levantados pela CNC, foram importadas 2,7 mil toneladas de chocolates, um volume maior que o do ano passado, mas ainda abaixo das 3 mil toneladas de 2020.

O gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcelo Moura, acredita que o empresário de pequeno porte tem muitos recursos para fisgar o cliente. “Para capitalizar seu negócio, seja de comércio ou serviços, é preciso “colar” sua identidade visual no advento do domingo de Páscoa, por meio das redes sociais, vitrines, decoração, comunicação, dentre outros.” explica.

“A Páscoa é uma data que beneficia vários segmentos. O turismo, por exemplo, surfa nessa onda em função do feriado, a Sexta-Feira Santa.” completa Marcelo. Seguindo essa linha de raciocínio, existem outros produtos que estão em alta nessa época, como peixes e vinhos, para o almoço de Páscoa, artigos religiosos e até mesmo roupas e cuidados especiais para celebração da data!

Ou seja, é uma excelente oportunidade para quem deseja faturar bastante, seja criando produtos de consumo próprio ou aqueles que servem como presentes.

Mas a pergunta que não quer calar é: como continuar lucrando depois da Páscoa?

Veja abaixo quatro dicas práticas de como manter seu caixa no positivo depois do Domingo de Páscoa:

Cadastro de clientes

Faça o cadastro de todos os seus clientes. Nome completo, telefone, e-mail e data de aniversário são campos que não podem faltar. Essa prática é fundamental pra que você consiga estabelecer um relacionamento com o seu público e fazer novas vendas.

Feedback

Sem medo de ser feliz: peça feedbaks para os seus clientes. Pergunte o que acharam do seu produto, se ficaram satisfeitos. Colecionar essas “provas sociais” de que o seu produto ou serviço é bom, facilitará a venda para outras pessoas quando você fizer novas divulgações. Afinal de contas, o que importa mesmo não é o que você fala sobre o seu produto, mas sim como os seus clientes avaliam.

Relacionamento

Agora que você tem os contatos de quem já comprou de você, se organize para construir uma boa relação com essas pessoas. Se faça presente! Aproveite outras datas comemorativas ou estabeleça uma frequência mensal, por exemplo, para enviar mensagens. Use a criatividade! Fale sobre seu produto, mas também sobre assuntos relacionados ao mercado que você está. Pergunte sobre o que seu cliente se interessa. Conheça ele a fundo! Canais de comunicação mais íntimos, como o WhatsApp e e-mail, são uma excelente forma de criar um laço firme e duradouro.

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