Quem disse que brincadeira não é coisa séria? O direito à saúde e lazer foram estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990. E a medicina acrescentou: quando a brincadeira é realizada junto à natureza, ela faz bem para a saúde.
Em nota de alerta emitida em outubro do ano passado, a Sociedade Brasileira de Pediatria destacou a importância de as crianças estarem em contato com a natureza para a manutenção da saúde e bem-estar, especialmente após o advento do isolamento social na pandemia.
“Há evidências sólidas de que criar e possibilitar o acesso de crianças, jovens e famílias a espaços naturais diversos e acolhedores pode contribuir muito para a recuperação de sua saúde e bem-estar, bem como para o fortalecimento de vínculos e conexões sociais. Afinal, as áreas verdes são soluções baseadas na natureza não apenas para as questões ambientais, mas também para a melhoria da saúde pública.”, salientou a nota técnica.
Um destes levantamento foi realizado no Brasil pelo Instituto Alana com mais de mil pais, mães e cuidadores de crianças de até 12 anos. O estudo constatou que, entre as famílias que buscaram propiciar mais contato com a natureza durante e após pandemia, 81% perceberam que as crianças atravessaram o período de isolamento com mais saúde e bem-estar; 93% disseram que os pequenos ficam mais felizes e ativos física e mentalmente quando estão ao ar livre; 88% notaram que as crianças dormem mais e melhor quando brincam ao ar livre e 85% disseram que as crianças ficam menos estressadas e ansiosas.
Visando proporcionar momentos que assegurem um dia de muita brincadeira e bem-estar perto da natureza para as crianças, o grupo empresarial formado pela CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical promoverá uma tarde de brincadeiras no Parque Municipal Buritis Sebastião Júlio Aguiar, no próximo dia 12 de outubro, das 14h às 18h.
Um dos destaques será a presença da Carreta Furacão, sensação do momento entre o público jovem, além da presença de mágico e palhaço. No espaço também serão oferecidos brinquedos infláveis, cama elástica, pinturinhas de rosto, pipoca e algodão-doce para os presentes.
Inaugurado em agosto, o parque proporciona o contato com a natureza para uma comunidade de 150 mil moradores da região oeste, o que inclui as crianças. Com quase 103 mil m², o parque integra o projeto Macambira-Anicuns (Puama), e oferece estações de convivência com playground, academia ao ar livre e gazebos, iluminação. A pista de caminhada com 1,2 quilômetros circunda todo seu perímetro. O espaço também recebeu um lago contemplativo e teve sua vereda de buritis, com mais de 70 mil metros quadrados, totalmente cercada com alambrado para sua proteção.
O local que antes estava abandonado e era motivo de insegurança para os moradores da região, foi revitalizado pelo grupo empreendedor do Eldorado Parque, que está sendo desenvolvido em suas imediações.