Saiba como curtir um Carnaval saudável na folia ou na praia

 Carnaval é tempo de diversão para todos. Seja para quem gosta de cair na folia ou para quem prefere descansar, uma coisa é certa: muitos saem da rotina e, assim, se perdem nos horários, principalmente no das refeições. Alguns ficam na folia até a madrugada e já não sabem se tomam café ou vão direto para o almoço. Outros preferem o refúgio das praias para curtir o feriado prolongado e, muitas vezes, ficam só com as opções dos quiosques para se alimentar. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas para manter uma dieta saudável mesmo nesses dias.

“A dica é tentar focar em pelo menos uma refeição do dia com melhor qualidade nutricional. Sabemos que quando não há rotina, fica mais difícil até mesmo o acesso a alimentos mais nutritivos e, geralmente, buscamos por aqueles de menor densidade nutricional, como petiscos, bebidas doces e alcoólicas. Então, quanto maior for o controle na quantidade de ingestão desses alimentos, melhor. Além disso, é sempre importante tomar cuidado com o risco de intoxicação, observar a procedência dos alimentos e não exagerar nas comidas de rua”, orienta Renata.

Para quem acorda mais tarde, não há problema em fazer do almoço a primeira refeição do dia ou mesmo almoçar no meio da tarde, segundo a nutricionista. Os horários das refeições não precisam ser muito rigorosos. O mais importante, observa a especialista, é a qualidade das escolhas alimentares.

Um churrasco é uma ótima opção tanto para quem precisa armazenar energia para sair à noite quanto para quem já curtiu a praia e quer se alimentar. “O importante é mesclar o consumo de carnes com vegetais (salada de folhas, vinagrete, espetinho de legumes), arroz, pães, para compor uma refeição mais completa e variada do ponto de vista nutricional”, ensina Renata.

Para matar a fome nos intervalos das refeições, os petiscos podem ajudar, mas é preciso cuidado com o armazenamento. Oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, e também as frutas secas e chips de vegetais são boas opções pela praticidade e pelo bom teor nutricional e não exigem muita conservação. Vegetais, como palitinhos de cenoura e de pepino, espetinhos de tomate-cereja com manjericão são leves e nutritivos e podem ser consumidos ao longo do dia. Peixes e queijo coalho são boas fontes de proteína e de fácil acesso para quem está na praia. Lanches caseiros, tortilha ou tapioca com frango ou carne desfiada, também podem integrar o cardápio.

A hidratação merece atenção especial dos foliões e de quem vai curtir um sol e deve ocorrer de forma distribuída ao longo do dia para garantir a reposição de líquidos. “Intercalar água com bebidas alcoólicas pode ajudar a minimizar os efeitos negativos do álcool”, lembra a nutricionista. Na praia, é fundamental tomar muito líquido. Água, água de coco e sucos naturais ajudam a refrescar e a prevenir a desidratação. Frutas também auxiliam na hidratação, fornecem energia e eletrólitos, que se perdem pelo suor nos dias mais quentes.

Renata ensina receitas de petiscos para todos aproveitarem o Carnaval de forma saudável.

Grão-de-bico crocante

1 xícara de chá de grão-de-bico cozido al dente (se cozinhar demais não vai ficar crocante!)

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de páprica

1 colher de sopa de cúrcuma em pó

Sal a gosto

Modo de preparo:

Tempere o grão-de-bico, misturando delicadamente os temperos para não amassar os grãos. Separe uma assadeira e forre com papel manteiga. Acomode os grãos e leve ao forno a 220º para assar até que os grãos fiquem crocantes.

Chips de beterraba

1 beterraba média

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Fatie a beterraba crua o mais fino que conseguir (um cortador de legumes pode ajudar). Acomode as fatias em uma forma forrada com papel manteiga, de modo que as fatias não fiquem sobrepostas. Tempere com o azeite, o sal e a pimenta dos dois lados das fatias. Leve ao forno alto, a 200º, para assar por cerca de 30 minutos ou até ficar crocante.

Chips de maçã

1 maçã vermelha média

1 colher de sopa de canela em pó

Modo de preparo:

Fatie a maçã o mais fino que conseguir. Acomode as fatias em uma forma forrada com papel manteiga. Não coloque uma fatia sobre a outra. Salpique a canela em pó dos dois lados das fatias de maçã. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos ou até que a maçã fique levemente crocante.