No dia 29 de novembro, milhões de brasileiros realizaram ações solidárias em todo país e participaram do Dia de Doar. De acordo com os dados iniciais levantados, foram mobilizados mais de 4,5 milhões de reais em doações, mapeados via plataformas de doação, publicações e relatórios de atividades de instituições e empresas participantes.
Para aumentar a visibilidade do movimento, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ) e a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), foram iluminados na cor laranja ,reforçando a mensagem de solidariedade e empatia, em uma iniciativa liderada pelo Instituto Phi.
Para João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), que lidera a iniciativa no Brasil, “os resultados reforçam a nossa crença que a população brasileira é muito generosa e segue fazendo doações quando convidada para isso, como no Dia de Doar. Quanto mais falamos sobre fazer o bem, mais as pessoas doam”.
Para avaliar o impacto em reais do Dia de Doar, a ABCR conta com um Programa de Dados, que identificou que mais de R$ 2,3 milhões foram doados on-line este ano, um aumento de aproximadamente 50% em relação a 2021. São parceiras no Programa as empresas Abacashi, Altrus, Apoia.se, Benfeitoria, BSocial, Captador, Catarse, Causei o Bem, Doação Solutions, Doare, Doe Bem, Grifa.me, iFood, Kickante, Movimento Arredondar, Reapp, União Pela Vida, Risü, Ribon, Sitawi, Trackmob e Vakinha.
Oo Dia de Doar mobilizou organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas, órgãos públicos e empresas, de todas as origens e em todas as regiões do país.
Celebridades também disseminaram o movimento. O streamer Casimiro Miguel, um dos maiores influenciadores digitais do país, falou sobre o Dia de Doar e a iluminação do Cristo durante transmissão de uma partida da Copa do Mundo FIFA, quando anunciou a doação do que foi recebida no Superchat do Youtube do canal em 29 de novembro. Pelé, Alok, Luciano Huck, Danni Suzuki e Flávia Alessandra, dentre outras celebridades, postaram sobre o Dia de Doar em suas redes sociais.
Campanhas comunitárias aumentaram em 140% em 2022
Para incentivar a realização das campanhas comunitárias, o movimento lançou, pelo segundo ano consecutivo, o Edital de Apoio à Filantropia Comunitária. Quarenta iniciativas receberam 500 reais para ajudar a alavancar suas campanhas locais, o que representa o dobro das ações apoiadas em 2021. A grande novidade deste ano foi o apoio inédito da Meta, com créditos de até 5 mil dólares para anúncios no Facebook e no Instagram. Dez coalizões e tiveram suas campanhas online impulsionadas.
Neste ano, o Dia de Doar teve um aumento de 140% nas campanhas comunitárias ativas pelo país e 40 cidades participaram pela primeira vez. Entre elas estão Salvador (BA), Anápolis (GO), Caxias (RS), Criciúma (RS), Corumbá (MS), Florianópolis (SC), Glória do Goitá (PE), Itu (SP), Londrina (PR), Maringá (PR), Natal (RN), bairro de Primavera (Caxias – RJ) e São Luís (MA).
Mais de R$ 181 mil e 58 toneladas de alimentos foram doados como iniciativa das campanhas comunitárias. As informações foram coletadas voluntariamente pelas lideranças, sendo esses números maiores do que conseguimos registrar.
Algumas das principais ações pelo Brasil
O Dia de Doar começou cedo em Pelotas (RS). O dia 1º de novembro marcou o início da gincana solidária Doa Pelotas, criada para desafiar as escolas municipais, estaduais e particulares a captarem doações de várias formas para aumentar a solidariedade na cidade. A gincana, que foi encerrada no dia 29, incentivou a arrecadação de alimentos não perecíveis, materiais de higiene e de limpeza, roupas, brinquedos e doação de sangue. No dia do término da competição, cerca de 20 projetos sociais compareceram ao largo do Mercado Central de Pelotas e se apresentaram para o público. O espaço também teve várias apresentações artísticas.
Já a cidade de Itu, localizada no interior de São Paulo, participou pela primeira vez da campanha. Liderada pela diretora da empresa Abraço Social, Tânia Faga, a campanha da cidade também foi iniciada no dia 1º de novembro e encerrada no dia 27 do mesmo mês. A iniciativa foi apoiada pela prefeitura do município e teve a participação de mais de 20 organizações e projetos sociais da cidade. No dia 27, ocorreu a Feira da Generosidade, que reuniu as organizações apoiadoras em um dia com muita música, artesanato, espaço gastronômico e área kids.
Em Salvador (BA), foram realizadas ações em diferentes datas em prol de mais de 50 instituições. No dia 10 de novembro, foi lançada uma vaquinha online durante um evento para aproximadamente 60 pessoas na sede do SEBRAE. O lançamento apresentou a campanha comunitária para o setor empresarial e estimulou doações desse público. No dia 20 de novembro, o foco foi a doação de sangue com o intuito de ampliar o banco da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
No dia 26 de novembro, uma ação corpo a corpo no Porto da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade, fomentou a cultura de doação e distribuiu folders e outros materiais explicativos sobre a campanha. O dia 29 de novembro foi marcado por diversas ações nas ruas e maior incidência nas redes sociais com o intuito de atrair ainda mais doadores.
O #DoaPiracicaba (SP) também iniciou em 29 de novembro e encerrou no dia 10 de dezembro. Dezoito entidades do município foram beneficiadas por meio de doações a partir de 2 reais. No primeiro dia da campanha, foi feito um evento na praça José Bonifácio, no centro da cidade, com carro de som, animação e música.
“O Dia de Doar foi muito além das minhas expectativas. Consegui reunir praticamente todas as instituições de Piracicaba e elas ficaram tão felizes e gratas, se sentiram tão acolhidas e fortalecidas, algo que nunca aconteceu. No próximo ano, as entidades querem montar uma associação para representá-las e ter uma conta única, um site e uma rede social somente para o Dia de Doar, além de outros projetos e eventos de doações”, relata Ana Lúcia Amstalden, líder municipal do Dia de Doar no município.
Já a cidade de Tubarão (RS) realizou o maior evento solidário de sua história no dia 4 de dezembro: o espetáculo musical “À espera de Noel”, que contou com atrações musicais, stand up e a peça teatral Um natal nada convencional com a família Adams. A arrecadação da venda de ingressos beneficiou 18 entidades regionais como APAE, Cáritas Diocesana, Lar da Menina, Sociedade Musical Lira e Vida e Arte.
Outros exemplos de campanhas comunitárias foram: #DoaAraçatuba (SP), #DoaBlumenau (SC), #DoaFerraz (SP), #DoaAssu (RN), #DoaFloripa (SC), #DoaGloriadoGoitá (PE), #DoaEsteio (RS), #DoaItu (SP), #DoaMauá, #DoaTubarão (SC), #DoaTeresina (PI), #DoaValinhos (SP), #DoaParaibuna (SP) ,#DoaMaringá (PR) e #DoeCampinas (SP).
Empresas também realizaram ações de generosidade
O Dia de Doar também gerou ações de solidariedade nas empresas. Pelo segundo ano consecutivo, o iFood participou da mobilização, estimulando doações pelo aplicativo na finalização do pedido. Nesta edição, a marca doou o mesmo valor de todas doações realizadas pelos usuários para ONGs da educação, chegando a R$ 88 mil reais somente no dia 29 de novembro. O mês de Doar também marcou o lançamento de uma nova opção de arredondar o valor total do pagamento, possibilitando doar entre R$ 0,50 e R$ 0,99. Formato implementado em parceria com a ONG Movimento Arredondar após a realização de uma consultoria para ampliar o programa de doações.
O Movimento Arredondar convocou as empresas parceiras para fazer um post solidário, convidando as pessoas a realizarem uma doação participando das parcerias recorrentes com marcas como Burger King®, Petz, GPA (Pão de Açúcar, Minuto, Mercado Extra, Mini Extra, Compre Bem), Quitanda, Extraplus Supermercados, St Marche, Empório Santa Maria, Serrano, Super Lagoa, Lag Atacadão, Popeyes, NK Store, Corello, Shoulder, Track&Field, Raus Café, Nunu Moves, Belshop, Amoreira, Ecoville, Tricard e Fasano.
Durante toda a semana do Dia de Doar, a rede Extraplus Supermercados dobrou o valor doado pelos clientes que optaram por arredondar a compra entre os dias 29 de novembro e 06 de dezembro. A parceria recorrente com o Movimento Arredondar viabilizou recursos para as ONGs Instituto Terra e Instituto Ponte, que atuam respectivamente nas causas do meio ambiente e educação. O Burger King® usou as redes sociais para estimular seus seguidores a arredondar seu troco nas compras dos produtos no caixa ou no totem da rede. Com a ajuda da influenciadora Ju Cris, a marca convidou os clientes a doar centavos para 13 ONGs da área de educação. A parceria, que teve início em 2018, já arrecadou mais de 4 milhões de reais.
O Smiles, programa de fidelidade gratuito da GOL, se comprometeu a doar 100 milhas a cada compartilhamento dos posts sobre o Dia de Doar nos perfis dos parceiros no Instagram. Houve cinco mil compartilhamentos e o Smiles dobrou o valor arrecadado. A quantia foi destinada para as ONGs que fazem parte do Milhas do Bem, projeto social do Smiles, totalizando 1 milhão de milhas dodadas
Outras empresas que também aderiram ao Dia de Doar foram: Shopee, Sabesp, Social Docs, Café Bauducco, Bolo da Madre, Instituto CCR e Unicesumar.
Organizações não governamentais
As organizações não governamentais também marcaram presença no Dia de Doar. Em Barretos, no interior de São Paulo, o dia 29 de novembro foi a data em que o Hospital de Amor Barretos recebeu os ‘Palhaços da Alegria’ do Instituto Sociocultural do HA. Foi realizada uma grande festa pelos corredores da instituição, com bexigas e músicas que incentivaram as pessoas a doarem alimentos, sangue ou recursos financeiros para o hospital.
A Plan International Brasil aproveitou para comemorar seu aniversário de 25 anos e organizou um jantar beneficente em São Paulo (SP) no dia 29 de novembro. A quantia arrecadada foi revertida para os projetos da ONG no Piauí, Maranhão, Bahia e em São Paulo.
A rede da LBV também realizou ações em diversos estados: São Paulo, Rondônia, Pará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal. A organização promoveu campanhas com empresas, mobilizações com colaboradores, drive thrus solidários, entre outras atividades.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Neste ano, contou com apoio do Movimento Bem Maior, Fundação José Luiz Egydio Setúbal e o Morro do Conselho. Além de parceria de comunicação do Instituto Mol.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br ou pelas redes sociais @diadedoar.