O Senado Federal aprovou na terça-feira (19), o projeto que cria a campanha Novembrinho Azul (PL3930/2021), de autoria do deputado federal e médico Dr. Zacharias Calil (UB), que enfatiza os cuidados com a saúde do homem desde a primeira infância. Com possibilidades de entrar em vigor ainda em 2023, no mês de novembro, a campanha planeja promover ações direcionadas à proteção e à promoção da saúde de crianças de até 15 anos.
O texto, já aprovado também pela Câmara, segue para a sanção presidencial, que terá o prazo de até 15 dias para avaliar e sancionar. Caso a lei seja sancionada por inteiro pelo presidente Lula, ela passa a ter efeito imediato. Entre as ações previstas, estão a distribuição de material educativo sobre quadros de dor e aumento testicular, e a promoção da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). O texto sugere, ainda, a formação contínua dos profissionais de saúde que lidam com crianças nessa faixa etária.
Relator do projeto, o senador e também médico Hiran Gonçalves (PP-RR) destacou que a proposta prevê a distribuição de material educativo sobre quadros de dor e aumento testicular e a promoção da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). “Se conseguirmos ampliar a vacinação contra HPV para meninos e meninas, vamos erradicar o câncer de colo de útero, uma doença ligada ao vírus HPV que muito faz sofrer as mulheres e causa óbitos femininos na terceira idade”, avalia o relator.
Conscientização
De acordo com o senador Hiran Gonçalves e presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed), o projeto prevê que, durante o mês de novembro, gestores do SUS sejam capacitados sobre a importância de tratamentos preventivos para crianças até essa idade, a fim de evitar condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta”, afirma o relator.
O senador Dr. Hiran ressaltou que atividades preventivas como o ‘Novembrinho Azul’ devem ser uma prioridade na implementação de políticas públicas, uma vez que doenças de difícil percepção no estágio inicial podem ser detectadas por meio de atendimento e triagem especializados. “São muitos os benefícios para os pacientes, a sociedade e o sistema de saúde”, diz Dr. Hiran.
Para o deputado federal e cirurgião pediátrico Dr. Zacharias Calil, autor do projeto Novembrinho Azul, a conscientização de adolescentes dessa faixa etária sobre os cuidados com a saúde desempenha um papel fundamental. O médico argumenta que os adolescentes, muitas vezes, nessa fase, estão moldando seus hábitos e comportamentos para toda a vida.
“É crucial que eles compreendam a importância de cuidar de sua saúde desde cedo. Uma campanha anual focada nesse tema fornece informações vitais sobre nutrição, exercícios e prevenção de doenças. Além disso, essa conscientização contribui para reduzir futuros custos de saúde e aumentar a qualidade de vida, mostrando aos adolescentes que cuidar de si mesmos não é apenas uma responsabilidade, mas também um ato de autenticidade e amor-próprio”, diz Dr. Zacharias Calil.