Muito trabalho, gestão e foco nos resultados. Foram os pilares que tornaram a Mabel, uma pequena fábrica no interior de São Paulo, em uma das maiores indústrias de alimentação do Brasil, já com a sua fábrica em Aparecida de Goiânia (GO). Foi a história contada pelo empresário e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), para uma plateia de empresários e executivos em palestra no evento Kingdom Business 2024, que ocorreu na capital goiana neste final de semana.
“Estou aqui para contar um pouquinho sobre como fui capaz de mudar a realidade da nossa empresa com muita dedicação e gestão”, iniciou a sua palestra. O empresário contou sobre o início da Mabel, ainda em Ribeirão Preto (SP). Relatou quando seu pai e tio chegaram da Itália, vindos logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, e abriram uma pequena fábrica de rosquinhas. De maneira improvisada. “Eu dormia com o barulho das máquinas, entre dois sacos de farinha. Era uma pequena padaria, que foi crescendo. Mas que teve a grande virada depois que eu assumi os negócios”, comentou.
“Comecei a trabalhar ainda com 13 anos de idade. Cheguei a ter três empregos simultâneos. Aos 24 anos, assumi a Mabel. Dormia 4 horas por noite, o que não é o ideal. Mas foi como eu cheguei aqui, com muito trabalho”, enfatizou. Sandro Mabel disse que trazer e ampliar uma filial da fábrica de bolachas em Goiás foi fundamental para o crescimento da Mabel.
“Eu busquei incentivos fiscais, não apenas para a Mabel, mas para todas as indústrias da alimentação em Goiás. O governador era Onofre Quinan e ele me incentivou a entrar na política para buscar ainda mais recursos e benefícios para o setor produtivo goiano. Assim eu fiz. Fundamos também a Associação Comercial de Aparecida de Goiânia (Aciag) e construímos, juntamente com o governo de Goiás, o primeiro polo industrial da cidade, na região do Cepaigo”, contou Sandro Mabel.
Cuidando das pessoas
O empresário também enfatizou na palestra a importância das empresas cuidarem de seus colaboradores, especialmente daqueles que têm menor poder aquisitivo. “Ainda no início da Mabel em Aparecida de Goiânia, construímos uma vila que chegou a ter 213 moradias, com escola e posto de saúde para os nossos colaboradores, que antes moravam em barracões. Ao ver que muitas mães não tinham com quem deixar os seus filhos, criamos uma creche e oferecemos alimentação para as crianças, enquanto elas estavam na fábrica. Tudo para garantir que nossos colaboradores tivessem moradia digna e educação de qualidade para os seus filhos”, enfatizou.
O empresário defendeu que o investimento nas pessoas é a base para o sucesso de qualquer empresa. “Para que você se destaque, você precisa de pessoas, de equipe. Elas precisam estar bem amparadas, bem cuidadas e motivadas”, disse. Sandro
O evento em Goiânia também contou com palestras de Geraldo Rufino, fundador da maior recicladora automotiva da América Latina; Cátia Damasceno, empresária e influenciadora digital, que criou o Mulheres Bem Resolvidas; e Shirleyson Kaisser, um dos principais nomes do empreendedorismo digital da atualidade.