A menos de duas semanas do fim do prazo para tirar título de eleitor, Colégio Simbios engaja alunos

O juiz eleitoral e presidente da 40ª zona eleitoral do Estado de Goiás Dr. Marcelo Lopes de Jesus fala aos jovens sobre o processo democrático

Muito se fala do poder do voto dos jovens e, na prática, há um esforço para estabelecer o interesse deles pela política. Em Goiânia, um movimento voltado à democracia busca levar a eles informações oficiais sobre o processo eleitoral. Após campanha voltada a esse público eleitor, realizada no início de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou quase 450 mil novos eleitores entre 15 e 18 anos naquele mês, um crescimento de 27,6% em relação a fevereiro.

 

Reforçando essa iniciativa, a expectativa é que o número aumente ainda mais até o dia 4 de maio, data que marca o fim do prazo para tirar o título de eleitor ou regularizar pendências para poder votar. Esse também é o compromisso do Colégio Simbios, que deseja contribuir com a campanha e engajar seus alunos no processo democrático. Para isso, reservou um momento interativo na próxima sexta-feira, 22 de abril, às 16h, quando recebe no colégio, o juiz eleitoral e presidente da 40ª zona eleitoral do Estado de Goiás, Dr. Marcelo de Jesus, para ministrar a palestra “Voto: um Direito do Cidadão” aos estudantes do Ensino Médio.

 

O objetivo é proporcionar aos jovens que estão em condições de exercer seu direito de cidadania pela primeira vez, conhecimento detalhado sobre todo o processo eleitoral, desde a forma, passando pela realização de todo o pleito, até a apuração da votação. Uma urna eletrônica será levada ao colégio para aproximar os jovens do voto.

 

“Enquanto instituição de ensino que forma cidadãos, não podemos ficar alheios a um momento tão importante do nosso país. É preciso mostrar aos nossos alunos que mesmo que o voto para eles não seja obrigatório, eles já podem e devem ser protagonistas das decisões que impactam toda uma nação”, destaca a coordenadora do Ensino Médio Any Rezende.

 

Para o juiz eleitoral Dr. Marcelo de Jesus, é preciso deixar clara a necessidade da participação do eleitor na escolha dos representantes que vão tomar as medidas para dirigir o país.

 

“Não há sentido em não se ‘envolver’ no processo eleitoral e simplesmente deixar de lado este aspecto da cidadania e da vida em sociedade. O preço de não participar do processo político/eleitoral é ser governado/representado por qualquer pessoa, independentemente de sua qualidade ou capacidade. Por isso, iniciativas como essa do Colégio Simbios são tão importantes, por permitir que esses jovens conheçam e tirem dúvidas sobre o funcionamento do processo eleitoral”, avalia.

 

Para tirar o título
A emissão do título de eleitor pode ser feita de forma on-line, pela página TítuloNet do TSE ou presencialmente, no cartório eleitoral mais próximo. Para isso, basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. A apresentação de certificado de quitação militar somente é obrigatória para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade.

 

O voto no Brasil é obrigatório a partir dos 18 anos. Para quem tem entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo, assim como é para maiores de 70 anos e analfabetos. Quem tem 15 anos, mas faz aniversário até a data do primeiro turno, marcado para 2 de outubro, também pode fazer o cadastramento.

 

Sobre o Simbios
Com uma proposta educacional embasada na longa experiência de seus fundadores em sala de aula – Carla Borges, Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros – o Colégio Simbios foi fundado em 2011, em Goiânia. Hoje é referência no mercado pelo ensino de qualidade e pelos excelentes resultados em exames pré-vestibulares. Atestando a afirmação, é a instituição com a pontuação mais alta de aprovação no Centro-Oeste.

 

O projeto pedagógico adotado prevê uma educação transformadora, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como habilidades de relacionamento, autocontrole e responsabilidade na tomada de decisões. Entre os diferenciais, também está o Programa de Inteligência Emocional, destinado ao Ensino Médio, que oferece métodos de estudos e de planejamento, técnicas de relaxamento e meditação e o LIV, para o Ensino Fundamental, que auxilia o desenvolvimento da Inteligência Emocional a partir da criação de um pilar socioemocional.

 

Em 2022, a marca amplia sua atuação, proporcionando um ciclo de formação ainda mais completo por meio do Colégio Simbios Young, destinado à Educação Infantil e Ensino Fundamental. Essa unidade é administrada pelos sócios Carla Borges, Valdir Faria e Adriano Medeiros. O complexo de educação dirigido ao ensino Médio segue localizado na Rua Orestes Ribeiro, 749, Setor Bueno, enquanto a nova unidade fica na Avenida T-15, nº 1771, Setor Bueno, ambos em Goiânia.

 

Serviço
Palestra Voto: um Direito do Cidadão
Quando: 22 de abril de 2022, às 16h
Onde: Colégio Simbios – Ensino Médio
Rua Orestes Ribeiro, 749, Setor Bueno
(62) 3921-6400 | (62) 3997-9550