O Batalhão de Terminais da Polícia Militar do Estado de Goiás (BPM Terminal) celebra sete anos de atuação com uma programação especial entre os dias 13 e 15 de abril. A unidade, que atua diretamente na segurança do transporte coletivo da capital, apresenta números expressivos na redução da criminalidade e promove uma série de ações comemorativas, reforçando a integração com a sociedade e o compromisso com a segurança pública.
As atividades têm início no domingo (13/04) com um pedal inclusivo em parceria com o grupo Na Bike com Deficiente Visual (NBDV). A concentração será no Terminal Isidória, às 9h, com percurso até o Terminal Paulo Garcia. A iniciativa promove a inclusão por meio do ciclismo adaptado, com o uso de bicicletas tandem – modelo com dois assentos que permite o deslocamento de pessoas com deficiência visual acompanhadas por guias.
Fundado em 2017, o grupo NBDV realiza passeios mensais guiados, proporcionando aos participantes uma experiência sensorial única pela cidade, com roteiros que incluem pontos turísticos e culturais de Goiânia. Durante o pedal, os ciclistas com deficiência visual recebem descrições do trajeto, tornando o momento um exercício de autonomia, lazer e integração social. Para garantir a segurança, o BPM Terminal acompanhará todo o percurso com viatura de apoio.
Na segunda-feira (14/04), a programação segue com uma exposição de equipamentos utilizados por unidades especializadas da PM, BOPE, CHOQUE, ROTAM, Canil e GIRO. A mostra acontece no Terminal Isidória, a partir das 8h, com coletiva de imprensa para apresentação dos resultados alcançados pela unidade ao longo do último ano.
Encerrando a programação, na terça-feira (15/04), será realizado um culto ecumênico em ação de graças no Terminal Novo Mundo, às 9h30.
Resultados
Criado em abril de 2018, o BPM Terminal surgiu com a missão de coibir crimes nos terminais, plataformas e ônibus da rede de transporte coletivo de Goiânia. De acordo com dados da Polícia Militar, a atuação do batalhão resultou na redução de 93% dos casos de roubo e eliminação total (100%) das ocorrências de ameaça e danos nos terminais entre março de 2024 e março de 2025.
Somente no mês de março deste ano, a equipe do BPM Terminal lavrou 154 termos circunstanciados de ocorrência relacionados à apreensão de armas brancas, entorpecentes e outros objetos ilícitos. Também foram realizadas 20 prisões em flagrante por crimes como roubo, furto, tráfico de drogas e receptação; 13 foragidos da Justiça foram recapturados; além da remoção de cinco veículos e recuperação de outros quatro com registro de furto ou roubo.
Para o comandante do BPM Terminal, tenente-coronel Tarley, os resultados demonstram a importância da presença especializada da PM nos terminais. “Esses resultados refletem o compromisso da Polícia Militar em garantir segurança aos milhares de usuários que passam diariamente pelos terminais de Goiânia. O Batalhão de Terminal é uma força preparada para agir com agilidade e proximidade da população. Seguiremos firmes, com presença ostensiva e ações integradas, garantindo que o transporte público seja um ambiente seguro para todos”, afirma o comandante.
Programação
13/04 (domingo) – Pedal Inclusivo
9h – Concentração no Terminal Isidória
Roteiro: Terminal Isidória → Terminal Paulo Garcia
14/04 (segunda-feira) – Exposição e Coletiva de Imprensa
8h – Terminal Isidória (Setor Pedro Ludovico)
15/04 (terça-feira) – Culto Ecumênico
9h30 – Terminal Novo Mundo