Brasal Incorporações passa a utilizar tapume sustentável em canteiro de obras para descarte de resíduos, em Goiânia

Sustentabilidade tem se firmado como uma das palavras de ordem nos mais diversos segmentos a nível global. E com a construção civil não é diferente. De acordo com ranking mundial levantado pelo Green Building Council Brasil (CBC), o Brasil é um dos países com mais obras sustentáveis no mundo, ficando atrás apenas de China, Emirados Árabes e Estados Unidos. Cientes do quanto o nicho é responsável pela produção de resíduos, as incorporadoras têm feito suas movimentações para adotar práticas e alternativas sustentáveis. Exemplo disso é a Brasal Incorporações Filial Goiânia, que instalou seu primeiro tapume sustentável na obra do Reserva dos Ipês, no setor Bueno, para garantir o descarte correto de resíduos.

O item traz recipientes para resíduos eletrônicos, plásticos e óleo de cozinha, e ainda informações sobre cada um deles, com dados sobre seu impacto no meio ambiente, de fontes como a ONU e a SABESP/SP. Entre eles, o fato do lixo eletrônico ser um dos que mais cresce no mundo, cerca de 49% em 9 anos, sendo somente 3% do seu total descartado de forma correta; já o plástico representa 85% do lixo que chega aos oceanos, cerca de 50kg por metro de costa em todo o mundo; e como um litro de óleo é capaz de contaminar 25 mil litros de água.

“Essa é uma forma da Brasal incentivar e ampliar o entendimento da comunidade sobre a importância da consciência sustentável e de como o descarte correto garante benefícios ao espaço coletivo, que reflete diretamente na qualidade de vida e na preservação da natureza, sem a qual não podemos viver”, afirma Gustavo Dias, engenheiro gestor da obra Reserva dos Ipês, da Brasal. Com o retorno positivo desde a instalação, a iniciativa ainda será replicada nos outros canteiros de obras e terrenos da incorporadora em todas as suas praças de atuação pelo país.

 

Selo Ouro de Sustentabilidade 

Recentemente, a Brasal Incorporações recebeu da Prefeitura de Goiânia e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o Selo de Sustentabilidade de Goiânia, na categoria Ouro, pelo conjunto de ações promovidas na obra do Reserva dos Ipês. O selo, que reconhece empresas que implementam sistemas de gestão ambiental e fomentam boas práticas, certifica em quatro níveis, sendo o Ouro, o mais alto deles. Sistema de captação de água pluvial, ação de coleta seletiva de resíduos, plano de educação ambiental, com acompanhamento e auditoria mensal da obra, apoio financeiro a um abrigo de animais e a adoção da Praça do Ipê, que passou por uma revitalização completa, foram algumas das ações que conquistaram a certificação.