Caiado ressalta harmonia entre forças de segurança e controle de presídios para redução de crimes em Goiás

 

Controle de presídios e integração entre corporações por meio da inteligência. Para o governador Ronaldo Caiado, essas são as principais ações do Governo de Goiás que culminaram na redução de índices de criminalidade desde o início de sua gestão, em 2019. Em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes FM, de São Paulo, nesta quinta-feira (30/03), Caiado abordou as medidas adotadas na área de segurança pública em todo o território goiano, que geraram números “invejáveis”, nas palavras do jornalista apresentador da atração, Pedro Campos.

“Quando adequamos nossas penitenciárias, fizemos com que o cidadão que está cumprindo sua pena entendesse que não tem prestígio de mandar recados para fora e colocar a segurança em risco. Esse foi um dos pontos principais”, disse Caiado, ao ressaltar também a qualificação dos policiais goianos. “Tivemos de investir na inteligência, na integração, comunicando todas as áreas. Essa harmonia, sem disputas ou vaidade de cada um, conseguiu criar um corpo de combate”, analisou Caiado.

O trabalho conjunto promovido pelo Governo de Goiás na área rendeu, entre 2018 e 2022, conforme balanço apresentado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), reduções históricas em índices como roubo de carga (80%), fuga de presídios (93%), roubo de veículos (85%), roubo a transeuntes (74%), roubo a instituições financeiras (100%), roubo a comércios (75%), roubo a residências (63%), além da queda de 45% na quantidade de homicídios. Apenas em 2022, 125 toneladas de drogas foram apreendidas. “Não vejo a governabilidade e a cidadania quando não se tem segurança pública no Estado. Ela, ao não existir, deteriora todos os outros pontos. Tudo fica contaminado”, alertou o governador.

Cenário nacional
Um dos líderes de Goiás no Congresso Nacional por seis mandatos, sendo cinco como deputado federal e um como senador da República, Caiado foi indagado sobre o atual momento da política brasileira. O governador disse que a população deseja calma e uma oposição inteligente. “O brasileiro já está cansado de posições extremadas. Ninguém aguenta mais essa discussão beligerante que tomou a política brasileira, ninguém mais tem estômago para isso. Só vai ter sucesso na oposição no Brasil, quem agir com inteligência, com argumentos, com conteúdo, com capacidade de debater”.

Sobre a queda na arrecadação dos estados com ICMS e a Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional, Caiado disse que pretende ajudar a construir um caminho. “Precisamos saber se tem algo confiável, que não vai impor a ninguém uma situação de inviabilidade”, frisou.

 

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás