A hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns do mundo, atingindo quase 1,2 bilhão de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. E no Brasil não é diferente. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. Ou seja, quase 40 milhões de pessoas.
Resumidamente, a doença é o aumento anormal da pressão sanguínea que os vasos exercem para todo o organismo. A maioria dos hipertensos não assintomáticos, pois a doença é considerada silenciosa. Quando a pressão está superior a 140 por 90 mmHg (popularmente conhecida como 14 por 9), daí sim, surgem os sintomas.
Os mais recorrentes são: dores de cabeça, visão turva, zumbido no ouvido e falta de ar. Em caso de suspeita, deve-se procurar inicialmente um cardiologista.
Os hipertensos estão prepotentes a adquirem doenças mais graves e em alguns casos até irreversíveis como acidente vascular e doenças cardíacas. Obesidade, histórico familiar, estresse são algumas predisposições à hipertensão.
Dentro da cardiologia, há os 10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta, segundo a cardiologista Rica Buchler, da SBC. Veja:
- Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
- Pratique atividades físicas 5 vezes por semana.
- Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
- Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
- Reduza o consumo de álcool. Beba com moderação.
- Abandone o cigarro.
- Nunca pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.
- Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
- Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
- Ame e seja amado.