Cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, diz SBC

Resumidamente, a doença é o aumento anormal da pressão sanguínea que os vasos exercem para todo o organismo

A hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns do mundo, atingindo quase 1,2 bilhão de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. E no Brasil não é diferente. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. Ou seja, quase 40 milhões de pessoas.

Resumidamente, a doença é o aumento anormal da pressão sanguínea que os vasos exercem para todo o organismo. A maioria dos hipertensos não assintomáticos, pois a doença é considerada silenciosa. Quando a pressão está superior a 140 por 90 mmHg (popularmente conhecida como 14 por 9), daí sim, surgem os sintomas.

Os  mais recorrentes são: dores de cabeça, visão turva, zumbido no ouvido e falta de ar. Em caso de suspeita, deve-se procurar inicialmente um cardiologista.

Os hipertensos estão prepotentes a adquirem doenças mais graves e em alguns casos até irreversíveis como acidente vascular e doenças cardíacas. Obesidade, histórico familiar, estresse são algumas predisposições à hipertensão.

Dentro da cardiologia, há os 10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta, segundo a cardiologista Rica Buchler, da SBC. Veja:

  1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  2. Pratique atividades físicas 5 vezes por semana.
  3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
  4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
  5. Reduza o consumo de álcool. Beba com moderação.
  6. Abandone o cigarro.
  7. Nunca pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.
  8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
  9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
  10. Ame e seja amado.