A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás – CIMEHGO é que a combinação calor e umidade irá favorecer a formação de áreas de instabilidade em
todas as regiões do Estado de Goiás, as chuvas poderão vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.

O Centro de informações alerta para o Estado de Goiás: Para risco potencial para chuvas intensas/tempestades de 20 a 40 mm/h ou até 70mm/dia com rajadas de vento de 80 km/h.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para hoje (26) e sexta-feira (27) é de tempo nublado, com chuvas fortes, “que podem causar impactos à população” em várias áreas do país, principalmente na região Sudeste.

Conforme o instituto, a causa é a provável formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável pelas precipitações nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Mas as chuvas devem se concentrar no sudoeste da Amazônia, “cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico”.

A expectativa é que as chuvas devem permanecer até segunda-feira (30), principalmente nas regiões do estado de São Paulo, até a divisa com Minas Gerais, “onde o acumulado de precipitação pode superar os 100 mm em 24h”.

Com informações da Agência Brasil  e CIMEHGO