Clientes procuram cada vez mais novos empreendimentos, aponta vice-presidente administrativo do SecoviGoiás

O vice-presidente administrativo do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (SecoviGoiás), Callil Musse Neto, apontou que, como os condomínios têm se tornado, ao longo do tempo, mais complexos, com cada vez mais entrega de novos equipamentos e tecnologia aos clientes. “A exigência em receber e manter os novos empreendimentos tem sido maior”, disse.

O tema foi abordado para explicar um dos painéis abordado durante o III Congresso Condominial Estadual, que ocorreu na sexta-feira e sábado (16 e 17). Calil Musse explicou sobre os vícios construtivos, manutenções prediais e reformas, pauta do painel de abertura do sábado, 17/06. Segundo o vice-presidente da SecoviGoiás, o debate tratou situações que se aplicam em condomínios comerciais e residências.
Ainda sobre a temática, Calil explica o que seriam os chamados vícios construtivos.

Atualmente, é considerado que existem dois tipos de vícios, os aparentes e os ocultos. “Os aparentes são apontados no momento da entrega do empreendimento. Os ocultos são percebidos durante o uso. Os vícios têm origem em projeto, execução ou material. Portanto, a forma de se evitar é garantir que cada uma dessas etapas sejam realizadas com observação das normas vigentes”, informa.

Ao se adquirir ou alugar um imóvel, o que muitos inquilinos não querem se preocupar são com as reformas dos condomínios. “As manutenções prediais são formas de manter o pleno uso e a funcionalidade do condomínio. Com isso, elas possuem, por objetivo, a melhoria de certa área do condomínio ou da propriedade privativa”, reforça o vice-presidente.

Congresso

O evento vai ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB Goiás), nos dias 16 e 17 de junho. Na ocasião, foram abordadas as novas perspectivas em condomínios, manutenção predial e suas responsabilidades, princípios do direito condominial, segurança e violência nos condomínios, aprovação e reprovação de contas, limites de cobranças, aspectos jurídicos e outras espécies de assembleias condominiais e os novos rumos para o controle das encomendas e correspondências nos condomínios. Ao todo, foram oito painéis debatendo esses temas.

Entre os palestrantes estavam o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) Anderson Máximo de Holanda, o ex-presidente da OAB Goiás Lúcio Flávio, o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), tenente-coronel Leonardo Bernardes, entre outros representantes do Direito e do setor imobiliário.