Diante do alarmante cenário de aumento nos casos de ataques a escolas, que se agravou nas últimas semanas, o Colégio Externato São José promove um debate para refletir sobre a construção de um ambiente seguro e acolhedor na comunidade escolar, nesta quarta-feira, 19/04. A instituição de ensino convidou representantes de diferentes setores da sociedade para compor uma mesa redonda que discutirá temas acerca do assunto.
O encontro contará com a presença do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Município de Goiânia (Sepe), Flávio Roberto de Castro, do presidente comandante da Guarda Metropolitana de Goiânia, Wellington Paranhos Ribeiro, do jornalista Handerson Pancieri, do vereador Lucas Kitão, da psicóloga e psicanalista Maysa Balduino, do Secretário da Retomada César Augusto de Sotkeviciene Moura, da psicóloga Analice Vinhal, e do padre David Pereira, do Vicariato Episcopal para a Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia, entre outros.
Para a diretora pedagógica do Externato São José, Tatiana Santana, a violência que tem ocorrido em unidades de ensino é multifacetada e complexa, por isso a suma importância de uma discussão ampla e detalhada sobre medidas de prevenção. “A nossa ação busca um diálogo direto com representantes da sociedade e profissionais de diversas áreas para pontuar elementos que vão desde a presença da família na criação e vida escolar dos filhos, até a parceria de confiança com a escola, até os reflexos da sociedade sobre essas crianças e adolescentes. Estamos todos interligados e é preciso que haja um movimento profundo e humanizador para que a diferença seja feita”, afirma a educadora, que também é coordenadora regional da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
O debate será realizado nas dependências do Colégio Externato São José, na quarta-feira, 19/04, a partir das 19h30, e é aberto a toda a comunidade escolar.