“Debater segurança pública de alto nível era um sonho nosso”, afirma presidente da Assof durante encontro com militares do Centro-Oeste  

Com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o 1º Encontro de Oficiais Militares do Centro-Oeste começou nesta quinta-feira (22), em Goiânia e ampliou o debate sobre segurança pública na capital de Goiás, bem como promoveu uma análise comparativa aos demais estados da região. O evento, organizado pela Associação dos Oficiais Militares de Goiás (Assof-GO), é realizado no K Hotel, no Jardim Goiás, em Goiânia.

“Esse evento sempre foi um sonho da Assof-GO, de debater segurança pública em alto nível com quem entende. A ideia era promover a qualificação de gestores com resultados na ponta, elevando o nível dos nossos oficiais. Temos orgulho de sermos militares e fazer parte de um governo que nos representa. Quem ganha com isso é o goiano e o povo brasileiro. Hoje temos mais de 500 oficiais reunidos e com transmissão ao vivo para todo o país”, completa, orgulhoso, o Coronel Cardoso, presidente da Assof-GO.

Presente na abertura do evento, o governador Ronaldo Caiado parabenizou a Assof pela iniciativa e pelo debate. Ele também defendeu a integração cada vez maior das forças de segurança para o combate efetivo da criminalidade e mencionou pesquisa recente que mostra a violência como fator que mais preocupa os brasileiros. Ele destacou o êxito que Goiás vem colhendo na área de Segurança Pública, a partir da maior integração do trabalho das polícias. Para Caiado, a queda expressiva dos principais indicadores de criminalidade comprova que a colaboração entre as forças policiais dá resultado. “Não tem vaidade de uma em detrimento a outra. Aqui essa integração foi um dos fatores preponderantes para atingirmos o nosso nível atual de segurança”, reforçou.

Presidente da Assof, coronel Cardoso também falou da importância da troca de informações e experiências entre os estados. “Goiás não é uma ilha e queremos trocar informações com outros estados. Amanhã (sexta-feira, 23), teremos apresentações de dados sobre a segurança pública de todos os estados do Centro-Oeste com participação das associações do DF, MT e MS, além, claro, de Goiás”, finalizou.

“Não existe, na Constituição Brasileira, espaço para outro tipo de Estado: o estado do crime, da facção, da milícia… não existe. Nós temos de ter coragem e não nos acovardarmos nessa discussão no cenário nacional”, continuou o governador ao mencionar que o controle da segurança pública traz, além de bem-estar à população, desenvolvimento econômico. “Não existe Estado Democrático de Direito sem segurança pública. É maravilhoso caminhar pelo Brasil e ter o reconhecimento do que vocês estão fazendo hoje. A polícia goiana transformou a vida dos goianos, garantindo inclusive o direito de ir e vir. No começo do nosso governo, entre as 10 cidades mais violentas do país, quatro estavam no entorno de Brasília. Só existe governabilidade se pudermos implantar o que a constituição determina: o estado democrático de direito”, concluiu Caiado durante o evento.

O encontro
Organizado pela Assof-GO, o 1º Encontro de Entidades conta com o apoio da Federação Nacional de Entidades Militares (Feneme) e reúne durante os dois dias de evento, líderes da Segurança Pública nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

Cardoso ainda reitera que, ao final da programação, após uma grande troca de experiências, quatro cartas de intenções serão entregues aos respectivos governadores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. “Serão apresentadas sugestões que visam auxiliar os gestores na melhoria contínua da Segurança Pública”, acrescentou.