Descubra o prato ideal para cada tipo de casal no Dia dos Namorados

Dos fitness aos que não dispensam uma sobremesa, as propostas são diferentes, saborosas e de fácil preparo

A data mais apaixonada do ano está se aproximando: o Dia dos Namorados. E para aproveitar momentos inesquecíveis ao lado da pessoa amada, que tal um delicioso jantar caseiro, com benefícios para a saúde e repleto de sabor?

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ressalta que a comemoração deve ser aproveitada sem culpa. “É uma ocasião especial e, nesse caso, não há problema em consumir sobremesas ou pratos mais calóricos. O importante é buscar o equilíbrio e valorizar trocas especiais ao lado de quem nos ama”, comenta.

Novelas, filmes e livros de romance podem servir de inspiração, mas sabemos que, na vida real, cada casal possui uma vivência diferente e se comporta de maneira única. Mesmo diante de tanta diversidade, é possível elencar alguns exemplos típicos de relacionamentos que você certamente se enquadra ou já ouviu falar.

Pensando nisso, Renata separou dicas de receitas deliciosas para os diferentes tipos de casais, entre eles os fitness, que estão sempre optando por refeições mais leves e saudáveis; os apaixonados por doces, que adoram uma sobremesa após o almoço; os gourmets, que não dispensam um bom vinho para acompanhar a refeição; e os “ligados no 220w”, que sempre optam pela praticidade, por conta da rotina agitada. Confira e não deixe de colecionar lembranças repletas de amor! Encontre o Oba mais próximo de você e garanta ingredientes fresquinhos e cheios de qualidade.

Casal fitness

Salmão ao molho de maracujá com legumes na manteiga
Ingredientes:
4 postas de salmão
Suco de 1 limão
Suco de 1 maracujá
1 colher de sopa de amido de milho
1 cebola pequena ralada
1 xícara de chá de cenoura picada
1 xícara de chá de brócolis picado
1 xícara de chá de couve-flor picada
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
1 colher de sopa de semente de gergelim preto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Bata a polpa do maracujá no liquidificador e peneire. Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de manteiga e doure a cebola. Acrescente o suco de limão e de maracujá, e deixe ferver até começar a apurar, ou seja, reduzir o  volume e concentrar o sabor. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo.

Em uma frigideira, doure as postas de salmão e reserve. Cozinhe os legumes no vapor. Em seguida, aqueça a colher de manteiga restante em uma panela e adicione os legumes cozidos, o cheiro-verde, o sal e a pimenta. Sirva as postas de salmão regadas com o molho, acompanhadas com os legumes ao lado.

Essa preparação é uma excelente fonte de nutrientes, como ômega-3, fibras, vitaminas de complexo B e proteínas. Como o salmão é rico em gorduras boas, ele ajuda a aumentar a saciedade da refeição. Os vegetais de acompanhamento trazem o equilíbrio para a refeição não ficar com excesso de calorias.

Receita para casal apaixonado por doces


Brownie de cereja
Ingredientes:
½ tablete de manteiga
100g de chocolate 70% cacau
½ xícara de chá de açúcar
2 ovos
⅔ de xícara de chá de farinha de trigo
100g de chocolate branco picado
1 xícara de chá de cerejas ao maraschino com calda

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180° e forre uma assadeira média com papel manteiga. Derreta o chocolate amargo e a manteiga em banho maria e adicione o açúcar, os ovos e a calda da cereja. Misture bem e, quando estiver incorporado, acrescente a farinha de trigo. Mexa delicadamente para formar uma massa homogênea. Desligue o fogo, acrescente as cerejas e o chocolate branco picado e incorpore delicadamente a massa. Despeje a mistura na forma e leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos.

“A ideia de preparar os doces em casa ajuda a evitar excesso de ingredientes ultraprocessados e nos conecta com o alimento desde o seu preparo. Por ser uma receita rica em gorduras e açúcares, deve ser consumida em porções moderadas”, explica a nutricionista.

Receita para casal gourmet


Risoto de figos

Ingredientes:
1 cebola média ralada
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de arroz arbóreo
¾ de xícara de chá de vinho branco
1 litro de caldo de legumes
7 figos médios cortados longitudinalmente
1 xícara de chá de queijo gorgonzola esfarelado
½ xícara de chá de queijo parmesão
Sal a gosto

Modo de preparo: Em uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola. Acrescente o arroz e refogue até que os grãos comecem a ficar transparentes. Adicione o vinho e deixe que ele evapore totalmente, misturando sempre. Acrescente uma concha do caldo de legumes e, aos poucos, vá adicionando o restante – conforme a quantidade anterior estiver secando. Quando o arroz estiver cozido, adicione os figos e o queijo gorgonzola e incorpore delicadamente ao arroz. Desligue o fogo assim que o queijo começar a derreter.
Finalize com o queijo parmesão e sirva logo em seguida.

Um vinho branco acompanha super bem o prato!

Os figos oferecem fibras e garantem sabor e aparência diferentes à preparação. O risoto é um prato que pode ser servido após uma salada, por exemplo, para equilibrar a saciedade e o valor calórico da refeição.

Receita para o casal 220w


Macarrão caprese

Ingredientes:
500g de talharim de espinafre
½ xícara de chá de cebola picada
3 dentes de alho picados
1 xícara de chá de muçarela de búfala em esferas cortadas ao meio
½ xícara de chá de folhas de manjericão
½ xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço partidas ao meio
2 xícaras de chá de tomates cereja cortados ao meio
2 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem.
Em outra panela, aqueça a manteiga e doure o alho e a cebola. Acrescente o macarrão cozido, os tomates, a mussarela de búfala, as folhas de manjericão, as azeitonas, o sal e a pimenta do reino. Cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo e sirva.

Segundo Renata Guirau, essa receita é prática, leve e nutritiva. A muçarela de búfala fornece proteína; os tomatinhos e o manjericão deixam a preparação colorida e rica em antioxidantes e as azeitonas fornecem gorduras boas, que ajudam na saciedade. Além disso, é um prato que fica pronto em menos de 30 minutos.

Surpreenda na sobremesa

Foto: Divulgação


Panna cotta de chocolate branco com calda vermelha cítrica  

Ingredientes:
150g de chocolate branco
1 sachê de gelatina sem sabor
1 colher de café de extrato de baunilha
100ml de leite integral
2 xícaras de chá de creme de leite fresco

Modo de preparo: Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem.
Em uma panela, aqueça o creme de leite, o leite, o extrato de baunilha e o chocolate branco picado. Mexa bem até que o chocolate derreta. Acrescente a gelatina, incorpore bem e desligue o fogo. Distribua o creme em taças para sobremesa.

Ingredientes para a cobertura:
⅓ de xícara de morangos picados
⅓ de xícara de framboesas
⅓ de xícara de amoras
½ xícara de suco de limão siciliano
Raspas de 1 limão siciliano

Modo de preparo: Em fogo baixo, cozinhe as frutas junto ao suco de limão até que se forme uma calda. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente a calda às taças com o creme de chocolate branco e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Acrescente as raspas de limão na hora de servir.

O limão e as frutas vermelhas são uma rica fonte de antioxidantes. Por se tratar de uma preparação rica em gorduras e açúcares, deve ser consumida com moderação.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.