Dia Mundial da Água: Coca-Cola reforça seu compromisso global

Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água é um marco que evidencia os desafios hídricos enfrentados em todo o mundo. Tendo a água como principal insumo de suas bebidas e tema prioritário para a sustentabilidade do negócio, além de estar aliada ao propósito de Refrescar o Mundo e Fazer a Diferença, a Coca-Cola Company atua desde 2007 com compromissos globais ligados à agenda de sustentabilidade, entre eles as metas de, até 2030, proteger e conservar 60 bacias hidrográficas em regiões onde atua, além da reposição anual de 100% da água usada na produção das suas bebidas.

Com essa última meta alcançada globalmente desde 2020, a Companhia ampliou seu compromisso e estabeleceu novos objetivos regionais: que a reposição hídrica avance e aconteça de forma cada vez mais local, atuando nas bacias hidrográficas que abastecem as fábricas, até 2030.

“Como Companhia, estamos comprometidos em disseminar as melhores práticas de segurança e resiliência hídrica, impulsionando Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ajudando a minimizar o estresse hídrico no mundo. Sabemos que é uma jornada contínua, por isso, seguimos atuando e buscando aliados para cada vez mais fazer a diferença nas comunidades”, ressalta Rodrigo Brito, diretor de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

R$100 milhões para a preservação de bacias e acesso à água no Brasil e Cone Sul

Na jornada de apoio à proteção e conservação de bacias hidrográficas e acesso à água para comunidades na região do Cone Sul, que contempla Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai, a Coca-Cola atua há quinze anos e já trabalhou com quase 70 organizações aliadas em mais de 20 projetos com foco em água. Atuando com programas que contribuem para a proteção e conservação de florestas e áreas naturais em 5 biomas (incluindo Cerrado, Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica), com esse apoio já são 172.000 hectares em áreas protegidas por parceiros como o Instituto Cerrados, Consórcio PCJ, FAS e outros parceiros.

Em programas de acesso e tratamento de água para comunidades rurais e isoladas de baixa renda, já são mais de 268 mil pessoas beneficiadas em mais de 500 comunidades apoiadas por com parceiros como SISAR e Projeto Saúde & Alegria. Ao todo, os investimentos nessas duas frentes chegam em R$100 milhões desde 2009.

Neste ano, com recursos da The Coca-Cola Company, do sistema Coca-Cola e da Fundação Coca-Cola, serão destinados mais de R$ 13 milhões para a continuidade e expansão de projetos voltados à proteção de bacias hidrográficas e acesso à água em comunidades de baixa renda na região da Zona Sul. A contribuição ajudará a expandir os programas de proteção de bacias em mais de 1.500 hectares de áreas protegidas e ampliar o acesso a água segura para cerca de 40.000 novas pessoas até o final de 2024 nestes 6 países, sendo 20.000 pessoas no Brasil. Para saber mais, acesse: https://www.coca-cola.com/br/pt/sustainability.

Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES

A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 32 mil pontos de vendas.

Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.

Em 2023 iniciou as parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que tem em seu portfólio aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o Whisky Old Eight, a Vodka Skyy e com a Perfetti Van Melle empresa líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET.