Empresas goianas praticam a gentileza

Cortesia, empatia, gratidão e amabilidade. Fazer coisas pelas outras pessoas sem esperar nada em troca. Estas são algumas definições para a gentileza. Estudos científicos já comprovam seus efeitos positivos. Um estudo com 1000 pessoas, feito pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, por exemplo, constatou que, quem pratica atos de gentileza, libera mais dopamina  no cérebro, o que aumenta a sensação de prazer e bem-estar.

No mesmo sentido, uma pesquisa da Harvard Business School examinou questões relacionadas à felicidade em 136 países e também concluiu que gestos altruístas e gentis liberam dopamina, responsável por promover a euforia positiva. Além de ser um gesto mais que recomendado nas relações interpessoais, a gentileza vem sendo adotada também pelas organizações. Afinal, empresas são formadas por pessoas que se relacionam com pessoas.

Conheça algumas boas práticas que estão entrando na rotina de empresas goianas

 

1 – Para se sentir em casa

Um dos exemplos é a Euro Incorporações. A empresa prepara uma experiência para que os convidados se sintam “em casa”, quando chegam para uma reunião ou para visitar algum de seus decorados.

O gerente Comercial e de Marketing da Euro Incorporações, Henrique Campelo, conta que a incorporadora disponibiliza sempre, pela manhã e à tarde, café e pão de queijo quentinho servido na recepção. Além disso, quando há visita em algum decorado, a empresa providencia para que um bolo seja assado dentro do apartamento que será conhecido, gerando assim um momento de acolhimento. “Quando o corretor chega com seu convidado para conhecer nosso decorado, eles são recebidos com o aroma do bolo assado na hora, como na casa de mãe. É uma gentileza que oferecemos para fazer com que o visitante se sinta em casa e tenha sempre uma experiência positiva”, conta ele.

Henrique reforça que se trata de uma ação na espera de uma venda, pois o fechamento do negócio implica em múltiplos fatores. “São simplesmente gestos que denotam a nossa satisfação de receber um cliente, de ter sido considerado como uma opção de sua escolha. Isto por si só já é motivo para sermos gratos”, diz.

 

2 – A casa é nossa

A Euro também cede gratuitamente a sala de gravação de podcast totalmente equipada, instalada em sua central, e o espaço de seus apartamentos decorados e o home cinema, para clientes, parceiros e funcionários que precisam realizar eventos, reuniões ou gravação de conteúdos digitais.

 

3 – Para aproveitar a natureza

Outra atitude de gentileza urbana é a promovida pela Cinq Desenvolvimento Imobiliário, que construiu e entregou para a população o Parque dos Romeiros. O parque é uma gentileza urbana que presta homenagens à tradição da romaria e conta com elementos da cultura sertaneja, como o tradicional carro de boi, o carreiro e uma família de romeiros.

 

Com nove mil metros quadrados, o Parque dos Romeiros conta com área verde, estacionamento e calçada acessível. O espaço agradou a população, que se sentiu representada pelas esculturas expostas e percebe em todo o contexto o resgate das tradições que lembram a infância de muitos goianos.

“O espaço é de acolhimento e conforto aos romeiros e a todos que passarem pela região. O nosso intuito maior foi prestar uma homenagem à Festa de Trindade e a cidade. Além disso, ao longo do ano, servirá como um local de eventos, abrigando feiras livres e outras atividades voltadas à comunidade”, explica Eduardo Oliveira, sócio-diretor de negócios da empresa.